Vizinhos e familiares se juntaram para atacar os cristãos locais
Fonte: Portas Abertas
Portas Abertas • 5 jan 2024
As autoridades proibiram qualquer contato com o vilarejo no Sul do Laos (foto representativa)
Três famílias cristãs começaram 2024 com uma grande perda em um pequeno sítio no Sul do Laos. Por causa da fé em Jesus, as casas dos cristãos Khouane* e Soulinn* foram incendiadas por vizinhos que não deixaram nada além das cinzas dos pertences das famílias.
Apesar de ainda ser incerto como o fogo começou, contatos locais contaram que vizinhos e parentes das vítimas destruíram primeiro a casa de Khouane e depois a casa de Solinn e por fim incendiaram os destroços. “Graças a Deus, a esposa de Khouane foi rápida o suficiente para resgatar o bebê antes de os vizinhos incendiarem a casa, senão o bebê estaria morto agora”, disse Souphaphone*, uma parceira local da Portas Abertas.
Khouane e Soulinn são os líderes de suas famílias, os que levam o sustento para as casas, por isso, ficaram abalados com o que aconteceu e estão preocupados com a possibilidade de suas famílias serem agredidas e eles não poderem fazer nada para impedir o vilarejo, que os supera desproporcionalmente em número.
Desaparecida após tiros
Ao mesmo tempo, uma jovem cristã chamada Manichanh*, que mora no mesmo vilarejo, fugiu, depois de ter sobrevivido a dois tiros que um familiar disparou contra ela. Membros da igreja local têm procurado a cristã desde o ataque, mas até agora não conseguiram achá-la.
“Os cristãos estão acampados em frente à delegacia do vilarejo. No momento, ninguém pode entrar no local. Alguns líderes de igrejas autorizadas na região tentaram entrar para tirar algumas fotos, mas as autoridades do vilarejo os prenderam e eles continuam detidos na delegacia”, acrescentou a parceira.
“Nossos parceiros na área estão em contato com a família e esperam poder enviar a ajuda de que eles precisam, apesar das rígidas restrições. É muito desafiador para pessoas que não estão [diretamente] relacionadas ao incidente, mesmo as pessoas dentro do vilarejo não podem falar com os cristãos perseguidos. A oração de vocês será um dos maiores confortos para nossos irmãos e irmãs em Cristo, para ajudá-los a fortalecer a fé e torná-los fortes para crer que Deus tem uma saída para eles”, diz a parceira.
“Essa região é um local com intensa perseguição a cristãos no Sul do Laos. A maioria dos cristãos locais se converteram há algum tempo e desde o momento em que decidiram seguir a Cristo são alvos de perseguição. A igreja foi fechada, os cristãos foram assediados fisicamente ou foram socialmente discriminados pela comunidade e, em muitos casos, perderam os benefícios sociais do governo. Os membros do vilarejo querem que os cristãos da região neguem a fé, mas os seguidores de Jesus se recusam a fazer isso”, concluiu Souphaphone.
*Nomes alterados por segurança.
Treinados para resistir à perseguição
Cada vez mais, o monitoramento e as restrições de autoridades locais fazem com que cristãos no Sudeste Asiático se sintam sozinhos e isolados em sua fé. Com uma doação, ajude aqueles que vivem em vilarejos remotos a reberem treinamento para enfrentar a perseguição de acordo com a Bíblia, usando material apropriado a sua cultura e idioma.
Pedidos de oração
- Ore para que as famílias de Khouane e Soulinn possam se restabelecer em breve.
- Clame a Deus para que Manichanh seja encontrada em breve e que ela não seja vítima de novos ataques da família.
- Interceda pela segurança da igreja local e para que os líderes cristãos presos sejam libertos.
- Rogue a Deus por liberdade religiosa para os cristãos perseguidos no Laos.