Mesmo assim, após serem libertos, eles continuam a alcançar os povos mais afastados, que nunca ouviram sobre Jesus

Toda semana, os irmãos Liêm* e Hao* visitavam aldeias distantes de grandes centros vietnamitas para fortalecer e aprofundar a compreensão das pessoas sobre Deus. O evangelho crescia e se expandia na região e muitos novos convertidos iam até eles para ouvir e aprender mais sobre a Bíblia. Em uma dessas visitas, a polícia local invadiu a aledia e levou Liêm e Hao para a delegacia onde foram agredidos fisicamente, com socos e pontapés, e ainda sangrando e gravemente feridos, foram levados para interrogatório.

“Enquanto estávamos ensinando novos cristãos, a polícia local veio e nos prendeu. Fomos espancados e detidos por dois dias”, disse Liêm. A perseguição tornou-se parte da vida da jornada cristã de Liêm e Hao, mas seus corações ainda anseiam por avançar o reino de Deus para seu próprio povo.

Suas dificuldades não pararam por aí. Quando voltaram para casa, foram presos novamente e, de novo, levados à delegacia.

“Ficamos lá por dois dias, eles não nos deram comida ou água para beber e nos forçaram a escrever um compromisso dizendo que não pregaríamos ou ensinaríamos mais sobre Deus e a Bíblia”, disse o irmão Hao.

Liêm também acrescentou que as autoridades locais confiscaram suas Bíblias, telefones celulares e um laptop.

Quando foram libertados, não lhes foi entregue uma cópia do documento que indica as coisas que lhes foram confiscadas. As autoridades locais disseram que, se receberem uma cópia, podem compartilhá-la com estrangeiros que moram fora do país ou até denunciá-los.

Seus desafios não terminaram quando eles deixaram a delegacia

“Eles nos informaram que seremos monitorados e que os benefícios que recebemos do governo como assistência médica, assistência agrícola, mensalidades escolares de nossos filhos e outros subsídios do governo serão cortados”, disse Liêm. Até o momento, eles não recebem mais os benefícios concedidos aos pobres.

Embora tenham sido ameaçados pelas autoridades locais muitas vezes para parar de fazer evangelismo, seu coração pela tribo Hmong os mantém fazendo o que estão fazendo.

Os recentes incidentes de perseguição que eles sofreram deixaram os novos cristãos no distrito onde foram inicialmente presos com medo. Alguns deles pararam completamente de frequentar as reuniões e cultos.

Perseguição no Vietnã

O país é o 19º da Lista Mundial da Perseguição 2022, que classifica os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.

Apesar da perseguição a cristãos ser generalizada e atingir toda a comunidade, a pressão e a violência são mais fortes contra os cristãos de minorias nas montanhas do Centro e do Noroeste do Vietnã. Seguidores de Jesus que deixam as religiões tribais são vistos como traidores da cultura e da família e estão sob risco de ataques violentos, tendo os filhos levados à força e as casas e plantações destruídas.  

Acesse o link para saber mais e ajudar os cristãos no Vietnã.