Igreja na República Democrática do Congo foi atacada no mesmo período em 2023

Fonte: Portas Abertas

Hoje celebra-se o Dia da Liberdade de Culto. A data serve para reforçar o direito do exercício das crenças de forma livre, sem sofrer perseguições. Serve para lembrar também que a intolerância religiosa deve ser combatida. No entanto, essa liberdade não pode ser desfrutada pelos cristãos perseguidos em diversas partes da África.  


Exemplo disso foi quando, no começo de 2023, um explosivo foi detonado em uma igreja na província de Kovu do Norte, na República Democrática do Congo. A bomba foi plantada por membros do grupo extremista Forças Democráticas Aliadas e causou a morte de 15 vítimas e deixou outros 71 cristãos gravemente feridos.  

Tensão contínua 

Perto de completar um ano do atentado à igreja 8e CEPAC Church em Kadindi e após as celebrações de Natal e Ano Novo, época em que tradicionalmente igrejas são atacadas, a comunidade está apreensiva pela possibilidade de novos ataques. No dia 15 de janeiro deste ano, exatamente um ano após o ataque, a igreja fará um culto memorial.  


O pastor Kambale da igreja 8e CEPAC ainda teme que sua vida esteja em perigo. Ele tem precisado de acompanhamento psicológico diário desde o ataque e, apesar disso, não deixou o ministério e continua cuidando da congregação que foi profundamente abalada pela bomba. A cada culto, os cristãos se mantêm vigilantes para evitar novos ataques.  


A pesquisa anual da Eglise du Christ au Congo, que analisa a participação das igrejas na região, identificou que o número de membros na igreja diminuiu. O medo tem limitado a participação dos cristãos locais nos cultos desde o ataque. Parceiros locais da Portas Abertas devem participar do culto memorial para apoiar as famílias enlutadas e encorajar os sobreviventes.

Contamos com suas orações por proteção para que a celebração aconteça de maneira pacífica e pela Igreja Perseguida no Oeste Africano que enfrenta um período de grande instabilidade. Interceda também para que haja Liberdade de Culto não só na República Democrática do Congo, mas em todo o mundo. 

Desperta África 

Em maio de 2024, igrejas de todo o Brasil e América Latina estarão juntas em um só clamor pelos cristãos perseguidos na África Subsaariana. Junte-se a esse movimento de oração pela Igreja Perseguida no continente mais letal para os cristãos. Inscreva-se

Pedidos de oração 

  • Ore por consolo para as famílias das 15 vítimas mortas no atentado.  
  • Interceda por cura e força para os líderes cristãos que continuam cuidando da igreja local.
  • Peça a Deus que mantenha os cristãos perseguidos na República Democrática do Congo seguros diante de novos ataques.