O número total de mortos já passa de 12 mil

Fonte: Portas Abertas

Na terça-feira, 7 de novembro, o conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas completou um mês. O embate com ataques violentos começou em outubro e continua acontecendo, por isso a região precisa tanto do nosso apoio em oração.  

O número de mortos em Israel é de aproximadamente 1.400 pessoas, a maioria civis, e por volta de 240 vítimas foram sequestradas em Israel. Já em Gaza, ao menos 11 mil pessoas foram mortas, a maioria sendo civis. Esses dados podem ser ainda maiores conforme o passar dos dias 

Entre os mortos em Gaza, 19 eram cristãos e 18 deles morreram na Igreja Ortodoxa em Gaza, onde estavam abrigados. O templo foi atingido durante um dos bombardeios. O outro cristão foi morto alguns dias depois no Sul da Faixa de Gaza. Até o final da semana passada, foram reportadas 18 casas de famílias cristãs totalmente destruídas e 48 danificadas.  

Cercados pelo conflito  

Segundo a Sociedade Bíblica de Gaza, o escritório da instituição foi danificado também durante um dos bombardeios aéreos. Em Israel, um míssil caiu a 100 metros da loja da Sociedade Bíblica na cidade de Tel Aviv e também causou danos consideráveis ao local. Os diretores das duas instituições, Victor Kalisher e Nashat Filmon, afirmaram que estão confiando em Deus.  

Victor Kalisher está em Jerusalém e lidera uma equipe que está distribuindo Bíblias, materiais bíblicos e ajuda emergencial. Ele contou que os recursos bíblicos são desenvolvidos para promover o crescimento da igreja local e que agora mais pessoas estão lendo e solicitando esse material. “Podemos ver quão importantes são esses recursos, especialmente agora, quando as pessoas, principalmente jovens e crianças, enfrentam momentos muito difíceis e tempos aterrorizantes”, diz Victor.  

Por outro lado, em Gaza, Nashat Filmon disse que “não há refúgio para cristãos na Faixa de Gaza. A comunidade de milhares de cristãos está abrigada em duas igrejas locais. Ambos os templos eram vistos como lugares sagrados, mas em 20 de outubro, um míssil israelense atingiu a Igreja Ortodoxa na cidade de Gaza, que causou a morte de 18 pessoas, incluindo crianças”, ele conta.  

“São dias muito difíceis. Estamos pedindo a Deus misericórdia e que ele nos ajude a encontrarmos esperança uns nos outros. Essa é a nossa oração”. Para saber como orar pelos cristãos em Israel e na Palestina, leia o artigo com o posicionamento da Portas Abertas sobre a guerra.