A representante da Portas Abertas no Oriente Médio visitou 17 igrejas brasileiras

Fonte: Portas Abertas

Terminou nesta semana a visita da Correspondente Internacional da Portas Abertas, Leyla Samar (pseudônimo), ao Brasil. Ela chegou no dia 20 de outubro e partiu no domingo, 5 de novembro. A cristã esteve em 17 igrejas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para compartilhar a realidade dos cristãos perseguidos no Norte da África e Oriente Médio.  

Leyla é uma cristã que nasceu no Líbano e, mesmo diante das instabilidades e oposição ao cristianismo no Oriente Médio e Norte da África, ela permanece servindo os cristãos perseguidos na região. Ao menos 4.893 pessoas estiveram nas igrejas que ela visitou no Brasil e puderam ser impactadas pelos relatos dos desafios de campo que ela e outros parceiros locais da Portas Abertas enfrentam. 

Chamada para permanecer 

Ao compartilhar seu testemunho, Leyla afirmou que um dos maiores desafios no trabalho em campo é o sentimento de solidão e saudade. Enquanto muitos partem para se afastar das guerras e crises econômicas, incluindo a própria família da cristã, Leyla e outros cristãos perseguidos no Oriente Médio têm o chamado de permanecer e fortalecer a igreja que resta nessa região, o que muitas vezes é um trabalho solitário. 

“O chamado de Moisés foi juntar o povo e partir. No caso de José, foi partir com Maria e Jesus. Já no meu caso, tenho o chamado de permanecer”. Para Leyla, é desafiador cumprir esse propósito. “Foi uma das decisões mais difíceis que já tomei em toda a minha vida. Toda a minha família saiu do Líbano. O chamado deles era diferente. Para mim o chamado é permanecer e servir. Nunca julguei as pessoas que decidem partir. Os discípulos também se espalharam pelo mundo. Mas para mim é diferente”, ela afirma.  

A Igreja Assembleia de Deus em Itaoca foi uma das igrejas que recebeu Leyla Samar no Rio de Janeiro 

Quanto aos projetos desenvolvidos pela Portas Abertas na região, ela destacou o trabalho de socorro imediato durante a crise gerada pelos terremotos na Síria no início de 2023. Leyla descreveu o rastro de destruição deixado pelos abalos sísmicos: “A Síria já sofreu muito. Dez anos de guerra e crise econômica. A crise gerada pelos terremotos foi como se o colapso dos dez anos de guerra acontecesse em poucos segundos”. 


Ela também comentou como, através dos Centros de Esperança que a Portas Abertas apoia, diversos cristãos perseguidos encontraram esperança, acolhimento e o socorro de que precisavam. E reforçou nossa unidade como corpo de Cristo: “Saibam que mesmo distantes geograficamente, vocês sempre estarão ligados conosco”. 

Estamos imensamente gratos pela visita da Leyla ao Brasil, por tudo que ela ensinou e compartilhou e também por todas as igrejas que a receberam com afeto e hospitalidade. Esperamos que os testemunhos compartilhados tenham despertado mais pessoas a olharem para a causa urgente da Igreja Perseguida e assim se envolvam em oração e apoio financeiro aos projetos de socorro aos nossos irmãos na fé perseguidos.