Jovem cristã usa o que aprendeu em treinamento para socorrer vítimas de terremotos

O medo e a tristeza podem imobilizar uma pessoa, mas também podem ser um propulsor quando um jovem é preparado para fazer a diferença onde está. Merry parecia estar no lugar e na hora errados quando houve os terremotos em Alepo, na Síria, em 6 de fevereiro de 2023.  

A jovem de 26 anos, formada em Engenharia Civil, e seus familiares acordaram assustados com o prédio tremendo e as coisas da casa caindo e quebrando. Todos choravam enquanto desciam cinco lances de escada. Nas ruas, havia muitas pessoas assustadas que não sabiam o que fazer e nem para onde correr.  

Com o nascer do sol, Merry e a família retornaram para casa, pegaram alguns pertences e foram se refugiar em uma igreja local. Assim que chegaram ao lugar de refúgio, a cristã lembrou-se do treinamento que tinha recebido em um centro esportivo, projeto de parceiros locais da Portas Abertas. Ela entendeu que tinha talentos e ferramentas para ajudar outros atingidos pelos terremotos.  

“Senti que estava de volta aos treinos esportivos e, a partir dessa experiência, agendei refeições para as pessoas e ajudei na distribuição de mantimentos e cobertores. Eu não poderia ficar parada, tinha que fazer alguma coisa”, testemunha a jovem seguidora de Jesus.  

Amar é uma ação 

No centro esportivo, Merry aprendeu sobre liderança e responsabilidade. Assim, durante a situação extrema, recrutou seu irmão Simo e outros dois jovens para formar uma equipe de socorro. Eles mobilizaram parentes e amigos no exterior, compraram alimentos e produtos de higiene, separaram as doações e distribuíram para as pessoas mais atingidas pela catástrofe.  

“Conhecemos os pontos fortes e fracos uns dos outros e dividimos as tarefas como um time de futebol. Para nós, vencer era ajudar as pessoas e mostrar humanidade, temos a mensagem do amor para passar. Nos doze dias após o terremoto, fomos capazes de demonstrar amor mais do que durante os doze anos de guerra”, reconhece. 

Essa situação também levou Merry para mais perto de Deus. “Estou ouvindo canções de adoração com novos ouvidos, entendendo sermões com uma nova mente e estou me apegando as suas palavras mais do que nunca: ‘Seja forte e corajoso, não tenha medo’. Essas palavras me acompanharam durante os dias após o terremoto, Deus protegeu a mim e a minha família”, explica.  

Merry conseguiu colocar seus conhecimentos em prática e ajudou a mudar a vida de centenas de pessoas. “Não faço ideia de onde tirei forças para fazer o que estou fazendo, mas sei que Deus estava comigo e ainda está. Meu único desejo é que Deus se revele por meio de nós ao povo e que todos em Alepo e na Síria saibam que Cristo é amor”, finaliza.  

Capacite jovens cristãos na Síria

Há outros jovens como Merry que precisam de preparação profissional e liderança para agir em situações difíceis. Com cursos profissionalizantes, mais moças e rapazes serão capacitados a fazer a diferença. Doe!