O ataque foi um dos motivos que levaram a Indonésia a subir 19 posições na LMP 2022

Fonte: Portas Abertas

No dia 28 de março de 2021, os cristãos da cidade de Makassar, na Indonésia, foram surpreendidos por um ataque suicida a uma igreja. Era um domingo antes da Páscoa, em que diversas igrejas históricas celebram o Domingo de Ramos. Cerca de 20 pessoas ficaram feridas no ataque, que não deixou vítimas fatais além dos homens-bomba. O prédio da igreja foi danificado no incidente.

Hugo era segurança da igreja e havia saído apenas cinco minutos antes do ataque. Ele testemunha: “Ainda não consigo entender o fato de que ainda estou vivo hoje com minha família. Agradeço a Deus por sua proteção. Eu não estaria aqui se ele não me protegesse. Isso é um milagre!”

A Indonésia foi um dos países que mais subiu posições na Lista Mundial da Perseguição (LMP), indo do 47º lugar na LMP 2021 para o 28º na LMP 2022. Esse fator é explicado pelo aumento na pontuação da violência, impulsionado principalmente pelo ataque já citado e um outro em novembro de 2020.

A Indonésia, que se estende por mais de 17 mil ilhas, tem uma população 79,5% muçulmana. Há também milhões de ateus/agnósticos e seguidores de religiões étnicas, hinduísmo (principalmente em Bali), religião popular chinesa e budismo.

Enquanto o cristianismo se tornou uma religião importante no Leste da Indonésia, o islamismo tornou-se forte nas partes ocidental e central, especialmente na ilha mais populosa, Java. A vertente islâmica da Indonésia, chamada “Islã Nusantara”, tem sido relativamente moderada e tolerante em relação a outras religiões.

No entanto, a violência contra os cristãos cresceu no país, que contabilizou 15 cristãos mortos por causa da fé, 16 igrejas e prédios cristãos atacados, 25 cristãos presos, 24 abusados física ou mentalmente e 55 forçados a deixar suas casas e fugir por razões relacionadas à fé, no período de pesquisa da LMP 2022 (1 de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021).

Conforme a Páscoa se aproxima, ore por nossos irmãos e irmãs na Indonésia, o país com a maior população islâmica do mundo. Clame para que o Senhor os guarde e que possam celebrar a Páscoa em segurança. Interceda para que tenham sabedoria e graça do Senhor para responder à perseguição em amor, sendo sal e luz para toda a nação.