Apesar da dor, a igreja síria está reencontrando a esperança

Fonte: Portas Abertas

Há exatamente um ano, a vida dos cristãos sírios mudou radicalmente. Um terremoto de magnitude 7,8 destruiu vidas, casas e igrejas e a esperança de muitos. Em 90 segundos de tremores, milhares de vidas foram destruídas. Mas, ao mesmo tempo, receberam o socorro de que precisavam há anos, mas que não era notado pela maioria das pessoas. Diante da dor, as doações e as orações mobilizadas para a região mostraram que os cristãos sírios não foram esquecidos.  

A Portas Abertas fez parte do socorro imediato a essas vítimas. Dias após os tremores, começamos uma campanha em prol dos cristãos perseguidos na Síria que foram atingidos pelos terremotos. A igreja brasileira foi generosa e os recursos levantados foram então enviados às igrejas locais, os Centros de Esperança, que distribuíram os recursos para as famílias cristãs por meio de doação de alimentos, roupas e cobertores, além de um grupo de parceiros locais que passaram por um treinamento para auxiliar nos cuidados pós-traumas das vítimas, com acolhimento e oração.  

Riad, um dos cristãos cuja família foi socorrida conta que “no começo, encontramos abrigo na igreja – era o único lugar na face da terra para nós depois do que tinha acontecido. Era o lugar de paz, para onde todos foram. Ali, recebemos ajuda para reformar nossa casa. Eles fizeram tudo: consertaram o telhado, os canos e as paredes e restauraram a energia elétrica. Por meio da ajuda de vocês fomos consolados. Acredito que a igreja é a mão de Deus na Terra. Deus usa a igreja para ajudar, para trazer esperança, para trazer vida”. 

Duas mil casas restauradas 

Mais de sete mil pessoas foram obrigadas a sair de casa por causa dos tremores e ficaram abrigadas nas igrejas que funcionaram como Centros de Esperança. Ao longo de 2023, 1.540 casas foram restauradas e muitas famílias puderam voltar aos seus lares. Na cidade de Latakia, outras 464 cassas foram restauradas, totalizando mais de duas mil casas restauradas.  

 Lucine e sua família na casa restaurada 

“Quando minha esposa me acordou, achei que era uma explosão. Foi assustador”, disse Tony, outra vítima dos terremotos. Dois dias depois, ele e as filhas foram abrigados em uma igreja local “aquele era nosso lugar seguro, a casa de Deus”. Em setembro de 2023, quando a família de Tony entrou na casa reformada, o cristão estava com um sorriso enorme no rosto. “Minhas filhas também ficaram animadas, elas teriam um quarto de novo. Na casa em que estávamos provisoriamente, dividíamos todos o mesmo quarto.” Tony trabalha em uma barbearia, o que recebe não é suficiente sequer para pagar o alimento de cada dia, quanto mais para reconstruir a casa, por isso, a ajuda das doações foi providencial.  

Portadores de esperança 

George, um dos engenheiros e parceiro local contratado para ajudar a reconstruir as casas danificadas compartilhou conosco que “depois de mais de dez anos de crise na Síria, a economia estava tão ruim que quase ninguém conseguia pagar o conserto da própria casa. O terremoto foi muito duro para as pessoas em Alepo. As casas, o único lugar seguro que tinham, não eram mais seguras. Os lares amados estavam danificados, cheios de rachaduras. Quando a igreja ajudou a reconstruir as casas, trouxe esperança para a alma das pessoas”.  

Reconstrução de casas na Síria 

O processo de reconstrução inclui uma pintura nova de todas as casas. “Quando as famílias veem a beleza da casa delas de novo, as ajuda a permanecer [na Síria] e continuar a superar a vida dura que enfrentam”, diz George. Isso lembra a promessa do Senhor Jesus de que, um dia, tudo será novo. Talvez a restauração das duas mil casas em Alepo e Latakia sejam prenúncios dessa promessa. Um dia, todas as coisas serão renovadas pelo Senhor, que nunca abandonou seu povo na Síria, que estava com eles no período da guerra, na crise econômica e, agora, nos terremotos.  

Deus tem trabalhado de forma poderosa por meio dos seus filhos de várias partes do mundo, a ponto de uni-los para serem suas mãos e seus pés para prestar socorro aos cristãos vítimas dos terremotos. O trabalho ainda está acontecendo. Muitas famílias ainda estão na fila de espera aguardando a restauração de suas casas e muitos outros esperam precisam de cuidados pós-traumas, mas a esperança está reaparecendo. Faça a esperança durar