As vítimas são compostas principalmente por estudantes

Fonte: Portas Abertas

O atentado ocorreu na Universidade Estadual de Mindanao, no Sul das Filipinas (imagem: Facebook)

Na manhã deste domingo, 3 de dezembro, uma explosão matou pelo menos quatro pessoas e feriu outras 45 no Sul das Filipinas. O ataque a bomba ocorreu durante uma missa no ginásio da Universidade Estadual de Mindanao, em Marawi. As vítimas são compostas principalmente por estudantes.

Em resposta, a polícia e os militares reforçaram as medidas de segurança no Sul do país e em torno da capital Manila. Os feridos, principalmente estudantes, estão recebendo cuidados de profissionais médicos. Precious (pseudônimo), uma das líderes cristãs de origem muçulmana que reside na área, compartilhou: “Não temos medo, mas estamos sendo mais cautelosos, especialmente dada a situação atual”.

Ataque pode ser retaliação pela morte de líder extremista

No local foram recuperados fragmentos de um morteiro de 16 mm. O Chefe das Forças Armadas sugeriu uma possível ligação com recentes operações militares contra grupos locais pró-Estado Islâmico no Sul das Filipinas. O chefe militar afirmou que uma operação de domingo em Lanao del Sur levou ao assassinato de um líder do grupo radical islâmico Dawlah Islamiya-Maute, levantando a possibilidade de que o atentado tenha sido uma retaliação.

O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., condenou o atentado mortal, afirmando: “Condeno nos termos mais fortes possíveis os atos mais hediondos e sem sentido perpetrados por terroristas estrangeiros. Os extremistas que exercem violência contra os inocentes serão sempre considerados inimigos da nossa sociedade”.

Mindanao, uma região com uma maioria cristã e uma população muçulmana considerável, já enfrentou desafios anteriores, incluindo um cerco prolongado por militantes afiliados ao Estado Islâmico em 2017, em Marawi, cidade onde também está localizada a Universidade Estadual de Mindanao.

Pedidos de oração

  • Ore pela família e amigos das vítimas fatais, para que encontrem força e consolo neste momento difícil.
  • Interceda pela rápida recuperação dos mais de 45 feridos, para que recebam a cura de que necessitam.
  • Peça a Deus por orientação e sucesso na aplicação da lei para fazer justiça aos perpetradores dessa atividade terrorista.
  • Clame por cura e resiliência para o povo de Marawi face às recentes operações militares e potenciais ataques retaliatórios.

Sobre o Colaborador

Artigos Relacionados