Mesmo após o fim dos eventos, os interrogatórios continuam

Fonte: Portas Abertas

Parceiros locais da Portas Abertas organizaram dois treinamentos no Laos este ano. Ambos ocorreram simultaneamente na mesma província. Um deles em uma igreja autorizada e o outro em uma igreja secreta.  

“O treinamento na igreja registrada reuniu 24 participantes e foi programado para durar duas semanas. O outro treinamento começou uma semana depois com 40 participantes em uma igreja secreta, a portas fechadas, com muita discrição”, conta nosso parceiro Kham (pseudônimo). 

Denunciados 

Os dois treinamentos estavam programados para terminar na mesma data. Mas, dias antes do encerramento, um dos contatos da igreja avisou nosso parceiro: “A polícia descobriu o que estamos fazendo. Alguém deve ter nos denunciado. Os oficiais revistarão a igreja amanhã”.  

Logo após a ligação, os participantes foram dispersados. “Todos ficaram com medo de serem presos. Eles rapidamente juntaram suas roupas e ficaram na casa de amigos na cidade. Não tivemos outra opção a não ser interromper o treinamento dois dias antes do previsto”, acrescenta Kham.   

Apesar da descoberta do treinamento na igreja registrada, o treinamento da igreja secreta continuou. Os próprios líderes cristãos pediram para que não interrompessem as atividades. Um amigo cristão dispôs uma loja como espaço para o treinamento e para disfarçar as atividades.  

Interrogados 

Tudo foi adaptado para continuar e concluir o penúltimo dia de treinamento. Mas três policiais descobriram o local, tiraram fotos e gravaram vídeos dos participantes. Depois interrogaram os cristãos. Diante do perigo, os parceiros locais decidiram interromper o treinamento um dia antes do previsto.  

Foi um dia turbulento, mas graças a Deus todos chegaram bem aos seus lares. “A conferência tinha como objetivo preparar biblicamente os cristãos para a perseguição. De alguma forma, o que aconteceu nos dois dias foi uma forma de testar na prática o que foi ensinado”, conta Kham. 

“Nos últimos meses, uma série de incidentes como esse aconteceram, por isso estou sendo mais cauteloso. Minha família também tem me apoiado bastante. Os participantes do treinamento ainda estão assustados, mas não perdem a fé em Deus. Agradeço pelas pessoas que têm orado por mim. Deus os abençoe”, conclui nosso parceiro.  

Ajude cristãos a resistirem à perseguição 

Nossos parceiros organizam treinamentos bíblicos e classes de alfabetização que permitem que cristãos possam amadurecer na fé em Jesus e exercer cidadania plena em meio à perseguição. Precisamos de sua ajuda para continuar esse projeto. Doe!  

Pedidos de oração 

  • Interceda pela segurança do nosso parceiro Kham e sua família.  
  • Peça a Deus que a perseguição não mine o trabalho com os cristãos perseguidos no Laos.  
  • Ore pelos participantes dos treinamentos para que ponham em prática os conhecimentos bíblicos e sejam sal e luz.