Há 30 anos a Portas Abertas realiza pesquisa sobre a Igreja Perseguida

Fonte: Portas Abertas

Lista Mundial da Perseguição (LMP) é uma compilação de dados sobre os países mais perigosos para um cristão viver. Ela é resultado de uma pesquisa que analisa dados sobre pressão e violência a cristãos em todo o mundo. Os resultados são organizados em duas partes; a primeira com os 50 países com as maiores pontuações em nível de perseguição, a LMP, e a outra parte com aqueles que tiveram pontuação alta, mas menor em comparação aos outros 50, a Lista de Países em Observação.  

 A primeira LMP foi publicada em 1993, há 30 anos. Desde então, a cada ano a equipe de pesquisa da Portas Abertas coleta dados com cristãos locais através de um questionário. Alguns países são tão fechados ao evangelho que se torna difícil detectar e fortalecer a presença cristã neles, como Afeganistão e Coreia do Norte.   

 
Ainda assim, Deus tem levantado homens e mulheres com coragem para permanecer sendo sal e luz em suas nações apesar da perseguição. Por meio dos dados da pesquisa da LMP, podemos identificar onde esses cristãos estão e fortalecê-los em suas necessidades mais urgentes, cumprindo a vocação de Apocalipse 3.2a, que deu início à Portas Abertas: “Fortaleça o que resta e estava para morrer”.  

 
Com o passar dos anos, ajustes na metodologia para aumentar a objetividade, transparência e credibilidade da lista foram feitos. Isso a torna uma pesquisa de autoridade, feita com muito cuidado e atenção, e que passa por auditoria de organizações internacionais de pesquisa sobre religião. Leia o artigo para saber mais detalhes e curiosidades sobre a LMP.   

 
O lançamento da Lista Mundial da Perseguição 2023 está marcado para o dia 18 de janeiro. Cadastre-se no link para receber o mapa e o e-book com informações detalhadas sobre a perseguição em cada um dos 50 países. Assim, você descobrirá onde os cristãos perseguidos mais precisam de orações e apoio em 2023.