Em países de maioria muçulmana, o acesso a informações sobre Cristo e às Escrituras é limitado

Fonte: Portas Abertas

Este foi um ano em que o Catar esteve em evidência, afinal esta é a primeira vez que um país do Oriente Médio sedia a Copa do Mundo. Hoje ocorrerá a disputa do terceiro lugar, em um jogo entre Croácia e Marrocos. Ao olharmos com um pouco mais de atenção para um país antes completamente desconhecido para grande parte da população, percebemos diferenças sociais, culturais, econômicas e religiosas. Talvez uma das principais diferenças seja a religiosa, por se tratar de uma nação islâmica.

Quando alguém no Ocidente quer saber mais sobre Jesus, visita uma igreja e fala com um dos presentes. Também pode procurar uma livraria cristã ou mesmo livros cristãos em qualquer livraria. Pode até mesmo bater na porta de um vizinho cristão. Porém, na Península Arábica, região onde o Catar está localizado, essa opção não existe. Então como a Portas Abertas ajuda interessados a descobrirem mais sobre Jesus?


Daniel (pseudônimo), responsável pelo trabalho da Portas Abertas na área, explica como a internet se transformou em uma ferramenta útil. “Na Península Arábica, alguém que busca saber mais sobre a fé cristã não pode entrar em uma igreja. Na Arábia Saudita, não há nem igrejas. Em outros países, as igrejas são acessíveis apenas a estrangeiros. Por exemplo, no Catar ou nos Emirados Árabes Unidos, qualquer pessoa que entra no complexo de uma igreja é verificado, sendo que apenas estrangeiros têm permissão para entrar”, compartilha.

A bênção da internet

Quando um cristão expatriado que vive em um dos países da Península Arábica desejava encontrar alguém interessado ou mesmo um novo cristão antes da internet e das mídias sociais, ele tentaria se encontrar pessoalmente com essa pessoa em uma cafeteria. Mas isso era muito arriscado. Expatriados eram expulsos do país logo que as atividades eram descobertas.


Desde a Primavera Árabe, se tornou aceitável na região acessar a internet ou caminhar com um celular. “O foco tornou-se usar a internet para se conectar com interessados. Apesar de ser uma atividade anônima, os governos na Península Arábica monitoram o que as pessoas fazem nas mídias sociais”, disse Daniel.


Muitas pessoas pesquisam no Google com frequência perguntas como  ‘Quem é Jesus’, Jesus disse que é o filho de Deus’, ‘A Bíblia é corrompida’ e ‘Cristãos acreditam em três deuses?’ Por isso, a Portas Abertas trabalha para que elas encontrem conteúdos como vídeos ou animações explicando a Bíblia de uma forma simples, além de respostas a perguntas feitas com frequência. Além disso, há também uma equipe para continuar os contatos online com os interessados.


Conheça mais sobre como esse ministério funciona na Península Arábica amanhã.

Bíblias para cristãos secretos

Ser um cristão de origem muçulmana é considerado um crime grave em países da Península Arábica como Catar, Arábia SauditaEmirados Árabes Unidos e Omã. Por conta disso, eles precisam viver a nova fé em segredo. Para que resistam à perseguição, precisam se basear na palavra de Deus. E você pode ajudar nisso. Ao doar, Bíblias são distribuídas para cristãos secretos em países árabes.