O pastor Nasser estava preso por organizar igrejas domésticas

Fonte: Portas Abertas

O pastor Nasser Navard Goltapeh, que estava detido na prisão de Evin, foi liberto nesta segunda-feira, 17 de outubro. Ele recebeu o perdão do Líder Supremo do Irã, Ali Khamanei, depois de cinco anos na prisão. Nasser foi detido com outros três cristãos e sentenciado a dez anos de prisão em junho de 2017 por “agir contra a segurança nacional ao organizar e liderar igrejas domésticas ilegais”.

Os cristãos que estavam detidos com Nasser saíram da prisão sob fiança e deixaram o Irã. Apesar dos apelos à corte, cartas abertas e outras tentativas de absolvição, a sentença de Nasser permanecia a mesma. Por isso, quando foi anunciado o perdão para o pastor, todos ficaram surpresos. Ele está bem e conseguiu reencontrar a mãe idosa, cujo último contato antes da libertação foi feito por videochamada, há quatro meses.

Outros cristãos detidos na prisão de Evin ainda aguardam que seus apelos sejam ouvidos. Apesar da crise recente no presídio, dois dias antes da libertação de Nasser, quase todos os cristãos conseguiram contatar as famílias para avisar que estavam bem e não há cristãos entre as vítimas das explosões e tiroteios.

O Irã é o 9º país na Lista Mundial da Perseguição 2022 e condena arbitrariamente cristãos à prisão por ministrarem ou participarem de cultos domésticos com a pretensão de ‘agir contra a segurança nacional’. Só na prisão de Evin, de segurança máxima, existem mais 10 cristãos presos por seguir e proclamar a Jesus

Pedidos de oração

  • Agradeça a Deus pela libertação do pastor Nasser.
  • Peça ao Senhor que Nasser e outros cristãos iranianos possam viver a fé em Jesus com liberdade e segurança.
  • Interceda pelos cristãos que continuam presos no Irã, para que tenham suas necessidades supridas e sejam libertos em breve.