O 39º país na Lista Mundial da Perseguição 2022 é um ambiente cada vez mais hostil para os cristãos

Fonte: Portas Abertas

Jordânia completa 76 anos de independência da Grã-Bretanha hoje. Em 1967, a nação perdeu a região da Cisjordânia para Israel na Guerra dos Seis Dias, a qual ainda hoje é alvo de intensa polêmica e conflitos noticiados pela mídia internacional. Com a guerra na Síria, a Jordânia passou a ser caminho para radicais jihadistas, fazendo com que o terrorismo também chegasse ao país, que registrou diversos tipos de ataques extremistas. 


A Jordânia ocupa a 39ª posição no ranking da Lista Mundial da Perseguição 2022 (LMP). O principal tipo de perseguição religiosa registrada no país é a opressão islâmica. Isso significa que os cristãos na Jordânia precisam de oração para terem seus direitos garantidos e suas expressões de fé respeitadas pela maioria islâmica. 


Nos últimos anos, a economia ficou desgastada com o crescimento populacional acelerado pela chegada de refugiados das guerras no Oriente Médio. Hoje, há 760 mil refugiados no país, sendo 670 mil sírios. Além disso, na pandemia da COVID-19, sem boas condições de saneamento e higiene, o país enfrentou uma crise intensa. 


O país desceu uma posição na LMP, indicando certa melhora na relação do país com os cristãos. O governo tem buscado dialogar com os diferentes grupos religiosos do país. Vários locais do país são considerados sagrados por cristãos e muçulmanos, como o monte Nebo, onde Moisés deve ter visto a terra santa e morrido. Apesar disso, a liberdade religiosa ainda não é totalmente garantida, inspirando intercessões. 


A Portas Abertas recebeu, nos últimos anos, diversos relatos de violência contra cristãos na Jordânia. Alguns cristãos de origem muçulmana, por exemplo, foram agredidos fisicamente e/ou ameaçados de morte por membros da própria família, que não concordaram com a conversão deles. Outros irmãos na fé tiveram que sair do país por motivos de segurança e várias igrejas foram fechadas devido a atividades de evangelismo, pois compartilhar Jesus com muçulmanos é proibido. 


Pedidos de oração
 

  • Peça que o Senhor dê sabedoria e discernimento às autoridades nas decisões que afetam os cristãos. 
  • Interceda pelos cristãos de origem muçulmana, que constantemente são interrogados pela polícia da Jordânia e agredidos pela própria família. 
  • Rogue que os muitos muçulmanos e refugiados da Jordânia sejam alcançados pela graça salvadora de Jesus