Os cristãos Salama e Hany foram mortos na Península do Sinai

Fonte: Portas Abertas

No dia 30 de agosto, o cristão Salama Moussa Waheeb e o filho, Hany, foram baleados enquanto trabalhavam no campo em Gelbana, a 20 km do Canal de Suez, segundo o portal de notícias Wataninet. Hany tinha 40 anos, era casado e tinha duas filhas. Os principais suspeitos fazem parte do Estado Islâmico (EI). 


O assassinato de Salama e Hany coincide com o aumento da luta entre as forças armadas do Egito e militantes do Estado Islâmico. Duas semanas antes do ataque, cidadãos de Gelbana contaram ao jornal Mada Masr que três pessoas foram mortas por balas perdidas no conflito entre o EI e membros de comunidades tribais. O exército egípcio aconselhou os moradores da região a fugirem para os vilarejos vizinhos por causa da violência.  


O Estado Islâmico tem liderado revoltas na Península do Sinai desde 2011. Em maio de 2017, o grupo extremista abriu fogo contra um comboio que levava cristãos, deixando 28 cristãos mortos. Recentemente, por causa da ação de extremistas islâmicos também, mais uma família perdeu dois cristãos


O Egito ocupa a 20ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2022 e vive uma situação preocupante, com ataques violentos recorrentes, sobretudo no Norte do país. Líderes cristãos, mulheres e outros grupos têm sido vítimas de esfaqueamentos e outros tipos de agressão porque seguem a Jesus. A Igreja Perseguida no Egito precisa das orações da igreja global. 

Pedidos de oração 

  • Interceda pelos cristãos egípcios para que fiquem seguros e não se abalem com a perseguição. 
  • Peça a Deus que os perseguidores sejam alcançados e transformados pela salvação em Jesus e deixem de perseguir os cristãos. 
  • Rogue ao Senhor que sustente e console as famílias cristãs enlutadas com a paz do Espírito Santo.