A data marca o período de renascimento do país

No dia 18 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Omã, país da Península Arábica. A data celebra o início do chamado “renascimento de Omã”, com a ascensão do sultão Qaboos Bin Said Al Said ao poder em 1970. O dia também festeja o aniversário do líder. Por mais que esse seja um dia de festa no país, a perseguição aos cristãos ainda é preocupante.

Os seguidores de Jesus no país enfrentam intensa pressão dos familiares e da sociedade para abandonarem a fé. Os cristãos convertidos do islamismo podem ser expulsos de casa e até perderem os empregos, por não negarem a Cristo. As igrejas do país também enfrentam restrições: devem ter registros nas autoridades locais e as reuniões são monitoradas para que não abordem temas políticos ou ofendam os nacionalistas.

As tensões sociais são maiores para as mulheres omanis, que estão em uma posição de maior vulnerabilidade. As mulheres ainda são vistas como propriedade de maridos e pais, sendo inferiorizadas perante a sociedade. O posicionamento religioso das mulheres é ignorado. Os homens cristãos, por sua vez, são fortemente pressionados no ambiente de trabalho e podem ser excluídos da sociedade e da família. 

De acordo com dados da Reuters, agência de notícias britânica, em Omã cerca de 120.000 cidadãos foram infectados pela COVID-19, e 1.350 vieram a óbito. O país realizou fechamento de muitas fronteiras, locais de trabalho, escolas, incentivando os cidadãos a ficarem em casa. O número de infecções e mortes no país tem diminuído a cada dia, o que permite que os líderes repensem as medidas de isolamento.

Pedidos de oração

  • No Dia Nacional de Omã, interceda para que a paz de Deus esteja sobre o país e a população seja protegida das ações dos extremistas.
  • Clame para que os cristãos sejam supridos em todas as necessidades e que eles compartilhem com os demais sobre o amor e o cuidado do Senhor.
  • Ore para que os governantes tenham sabedoria para governar o país, visando o bem de toda a população.