Comunidade Salto Kripé, no Tocantins, recebeu mais de cinco toneladas em alimentos

por Tiago Abreu

A Igreja Adventista do Sétimo Dia (Iasd) fez um mutirão de natal, chamado Natal Xerente. A ação social, que reuniu cinco toneladas e meio de alimentos, visou arrecadar alimentos para a população da aldeia Salto Kripé.

A aldeia localiza-se no município tocantinense de Tocantínia, localizado à 75km da capital estadual, Palmas. Na localidade, vivem cerca de 436 nativos, que incluem mulheres, crianças e idosos. Além de alimentos, faltam vestuário, calçados e brinquedos.

Segundo matéria publicada pelo portal Notícias Adventistas, o principal sustento dos moradores é resultado de artesanato e trabalho braçal no campo. Embora alguns tenham emprego e outros sobrevivem de auxílios do Estado, nem sempre o que é adquirido acaba sendo suficiente para garantir a qualidade de vida.

“Algumas famílias são grandes, com mais de dez pessoas. Ocasionalmente não conseguimos suprir as necessidades de todos, e acaba pesando um pouco”, afirmou o cacique Valci Sinã, o líder da aldeia.

A iniciativa, promovida pela igreja, iniciou-se no mês de julho deste ano, após uma visita escolar com ações sociais de estudantes de um instituto adventista. Assim, foi formada campanhas para melhorar as condições de vida da população nativa.

“O resultado final foi surpreendente. A ideia era conseguir uma cesta básica para cada família, mas ultrapassamos esse objetivo”, disse Ester dos Anjos, coordenadora pedagógica da União Centro-Oeste Brasileira (Ucob), em entrevista.

Os alimentos vieram de locais específicos do país, como o Distrito Federal, de onde veio a maior quantidade de alimentos. Cerca de três toneladas e meio saíram de Brasília, a capital federal, em direção à Palmas.

O mutirão, segundo Alex Ramos, um dos responsáveis pela iniciativa, ajudou os alunos em valores morais, como a solidariedade. “É algo gratificante. A visão da nossa instituição é: ‘Ser igreja é ser amigo’; e isso é viver esse ideal na prática”, afirmou.

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.