Fasil e Ezana fazem parte do projeto de escolas pontes na Etiópia
Fonte: Portas Abertas
Hoje, no Dia Mundial da Educação, trazemos novidades sobre os os gêmeos Fasil* e Ezana*, cujas vidas foram impactadas pela perseguição na escola, mas também transformadas pela oportunidade de estudar em um ambiente saudável, com tolerância religiosa. Em 2023, compartilhamos o testemunho dos meninos, que apesar de crianças já são alvos de perseguição na Etiópia. Parceiros locais da Portas Abertas enviaram novidades sobre os pequenos na região recentemente.
Os parceiros contam que depois de tantas visitas à família Tadesse, à qual os gêmeos pertencem, se sentem verdadeiros tios e tias dos meninos. O contato mais recente aconteceu pouco depois do Natal, perto da volta às aulas em janeiro. Ermias*, pai dos gêmeos, ficou muito alegre quando recebeu a ligação dos parceiros locais. Ele enviou cumprimentos a toda a igreja global e contou que a família Tadesse está muito bem.
Ezana e Fasil celebraram o Natal com alegria e participaram de programações especiais para crianças na igreja nesse período. Os gêmeos estavam no coral que cantou hinos de Natal na congregação em dezembro do último ano. Depois disso, eles se reuniram à família e vizinhos para uma celebração típica natalina com comidas deliciosas e comunhão.
Foto recente dos gêmeos Ezana, à esquerda, e Fasil, à direita
Ermias contou que os meninos terminaram o ano escolar com boas notas e ficaram respectivamente em 2° e 3° lugar de desempenho entre os alunos da sala. Ele também está alegre porque a escola do projeto ponte, construída com o apoio da Portas Abertas, está expandindo as salas de aula para que os alunos dos primeiros anos escolares possam continuar seus estudos. Se você não sabe o que é um projeto ponte, leia esse artigo.
Expansão da escola
Na primeira visita em 2023, a instituição só oferecia aulas pré-escolares. Os próprios gêmeos Fasil e Ezana estavam perto de concluir essa etapa e avançarem para os primeiros anos da educação básica. Ermias estava preocupado de ser obrigado a mandar os filhos para a escola pública novamente para continuarem os estudos, pois eles foram duramente perseguidos e prejudicados lá.
A expansão é uma resposta de oração que trouxe paz ao coração do líder cristão para continuidade do projeto. No final do ano passado, uma nova lei exigiu que todas as instituições escolares na Etiópia oferecessem aulas até o 3º ano e, naquele momento, o cristão não tinha condições de expandir. Mas, graças a seu apoio, a escola conseguiu incluir as séries exigidas, abrir duas salas novas e continuar aberta.
A escola é um testemunho do amor de Deus não apenas para a comunidade cristã, mas para diversas crianças da comunidade, muitas de famílias que antes perseguiram Ermias e os filhos. Ezana e Fasil fazem parte desse testemunho de amor e perdão à comunidade. Ao terminar a ligação com nossos parceiros, Ermias compartilhou um pedido: “Continuem orando por meus filhos. Orem para que eles estudem com diligência e que o futuro deles seja brilhante. Ore também para que eles cresçam espiritualmente e conheçam a Deus em tudo que fizerem”.
*Nomes alterados por segurança.
Igrejas relevantes na Etiópia
O chamado da igreja de Jesus não é sobreviver à perseguição, mas avançar apesar dela e transformar os locais onde está. Permita que igrejas locais desenvolvam projetos que beneficiem a comunidade e resplandeçam o amor de Deus. Doe!