O incidente aconteceu na República Democrática do Congo
Fonte: Portas Abertas
Na manhã de terça-feira, 24 de outubro, uma comunidade no leste da República Democrática do Congo acordou ao som de tiros. O ataque causou a morte de 26 pessoas da comunidade na cidade de Oicha, na província de Kivu do Norte. Acredita-se que as Forças Democráticas Aliadas (ADF, da sigla em inglês) sejam responsáveis pelo incidente. O grupo é associado ao Estado Islâmico e já realizou outros ataques na região anteriormente.
“No início, quando as pessoas ouviram os tiros, acharam que ladrões estavam no vilarejo, como já havia acontecido outras vezes. Mas, quando o tiroteio durou mais de uma hora, souberam que era a ADF”, conta um jovem líder cristão local.
Assassinatos e sequestro
Parceiros locais da Portas Abertas disseram que os ataques começaram às 09h30 da noite do dia anterior, quando homens armados invadiram uma comunidade cristã em Masosi, a aproximadamente 2 km do centro da cidade de Oicha.
Muitas pessoas começaram a correr quando ouviram os disparos. Alguns foram pegos durante a fuga e mortos com facões. Outros morreram por causa dos tiros que os alcançaram quando já estavam a certa distância do vilarejo. E, por fim, restaram os que não puderam fugir, cujas casas foram incendiadas.
Há 12 crianças entre os mortos, e acredita-se que há outras vítimas fatais que não foram encontradas ainda. Além das mortes, 12 casas foram incendiadas, lojas foram saqueadas e muitos cristãos, incluindo mulheres e crianças, estão desaparecidos.
Ataques recorrentes
“Os cristãos estão apavorados e desiludidos em Oicha. Eles estão perdendo as esperanças. Essa situação e outros incidentes anteriores desafiam a fé dos cristãos no cuidado e proteção de Deus. Alguns se sentem tentados a voltar para as religiões tradicionais para serem aceitos e protegidos de novo pela família”, disse um contato local.
No início da semana, outro ataque ceifou a vida de dois cristãos. O pastor Mbambu Ndalya, de 40 anos, e Elder Mumbere Kafukuliro, de 51 anos, eram um casal de cristãos que estavam estudando para serem líderes de igrejas. Eles estavam voltando para a fazenda onde viviam quando foram assassinados no domingo.
O casal deixou seis filhos. No dia 2 de outubro, o irmão mais velho do pastor Mbambu também foi declarado morto, após ser sequestrado na mesma fazenda. Os cristãos na província de Kivu do Norte precisam de nossas orações para que sobrevivam aos ataques violentos e recorrentes do grupo ADF.
Em dezembro deste ano, estão previstas as eleições gerais na República Democrática do Congo. O atual presidente, Félix Tshisekedi, pretende tentar a reeleição. No primeiro mandato, ele prometeu acabar com a repressão política e corrupção que atingem a nação há décadas, porém o país parece distante dessa realidade.
Pedidos de oração
- Ore pelos cristãos na cidade de Oicha que perderam amigos e familiares no ataque.
- Interceda pela segurança e pelo trabalho dos parceiros locais nesse momento de crise.
- Clame ao Senhor para que as eleições que devem acontecer em breve aconteçam de modo pacífico.
- Rogue pela salvação dos extremistas que estão ceifando tantas vidas na República Democrática do Congo.