População enfrenta racionamento rígido de alimentos e de medicações

Fonte: Portas Abertas

De acordo com a organização El ClarínCuba enfrenta a pior crise no país desde 1990. Faltam alimentos, remédios, combustíveis e os cortes de energia têm sido frequentes. Tudo isso somado a crescente inflação e queda na produção agrícola agrava os problemas socioeconômicos do país que hoje ocupa o 22º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2024

Há seis décadas, a população cubana recebe um subsídio de alimentos do governo, mas, por causa da crise que tem se intensificado, as autoridades não conseguem mais oferecer o recurso como antes. O pão está menor, o arroz está quase desaparecendo e não se encontra mais café ou óleo na ilha desde agosto de 2024. 

Na semana passada, o Ministro da Indústria de Alimentos disse à televisão que um navio estava no porto de Havana, mas a “preciosa carga de trigo” que ele trazia não podia ser descarregada pois não recebeu o pagamento da entrega. No início de setembro, um navio de arroz foi impedido no porto pelo mesmo motivo.  

Geladeiras vazias 

Cuba usa três mil toneladas de trigo por mês para manter a produção de pão, mas só conseguiu comprar mil toneladas em julho e em agosto, agora, 600 toneladas em setembro, relata El Clarín.  

Rosalía Terrero, uma mulher de 57 anos, percebe com nitidez a crise. “Recebo sete fatias de pão de 60 gramas por dia. uma para cada membro da minha família. Meus netos comem praticamente toda a nossa porção”, ela conta. Os idosos, em geral, são os que mais sofrem com a escassez de alimentos.   

Linorka Montenegro, de 55 anos, mãe de quatro filhos e que cuida de cinco netos, contou na fila para receber alimentos subsidiados do governo: “Minha geladeira está completamente vazia. Não há nada”.  

Diante das dificuldades, “os cubanos permanecem famintos do momento em que acordam até o momento em que vão dormir”, resume Rosalía Terrero. Nesse contexto, os cristãos perseguidos são ainda mais pressionados e precisam de apoio em oração.  

Pedidos de oração 

  • Ore para que em meio à crise, os cristãos perseguidos sejam testemunhas de amor e da graça de Deus em Cuba.  
  • Interceda pelo sustento das famílias famintas em Cuba.  
  • Peça a Deus que a igreja não seja abalada pela escassez que o país enfrenta.