Além das mortes, três cristãos ficaram com ferimentos graves

Fonte: Portas Abertas

Um drone atingiu a igreja Full Gospel Church, no distrito de Kombolcha, Etiópia, e deixou oito mortos e três feridos. Um pastor e um representante da igreja, que preferem permanecer anônimos, contaram ao portal de notícias Addis Standard que os membros da igreja estavam em um culto na segunda-feira, 25 de dezembro, quando o drone chegou.  


Três pessoas ficaram com ferimentos graves e estão recebendo tratamento médico no hospital da cidade de Kombolcha. “A perspectiva para os sobreviventes é sombria”, disse o representante da igreja. O líder cristão também relatou que entre os mortos estavam dois jovens artistas: Damena Lika, de 22 anos, e Dugasa Wakee, de 21 anos. Ele confirmou em entrevista que “as mortes atingiram civis e ministros da igreja”.  


Uma testemunha que mora no vilarejo de Baro confirmou o ataque de drones à igreja que resultou na morte de cristãos. O informante disse que a situação no distrito ficou sob “intensa hostilidade” entre o grupo radical Exército de Libertação Oromo (OLA, da sigla em inglês) e tropas do governo que continuou até a manhã de terça-feira.  

Insegurança crescente 


Desde então, a cidade foi tomada pelo silêncio. Nem carros ou pessoas circulam pelas ruas com receio dos embates violentos entre o OLA e as forças do governo. O informante também relatou que os habitantes do vilarejo de Baro, incluindo os membros da igreja atingida, foram impedidos de participar do funeral das oito vítimas fatais do ataque. 


O conflito entre o grupo radical e as forças federais não é novidade. A frequência de ataques de drones na região de Oromia aumentaram consideravelmente, especialmente após as tentativas malsucedidas de cessar-fogo.  


No começo de outubro deste ano, ao menos 12 pessoas foram mortas em dois ataques atribuídos às forças do governo na região de Oromia. A insegurança preocupa a população, dado o número de civis diretamente impactados. Muitos foram obrigados a fugir de casa e se tornarem deslocados internos em distritos vizinhos.  

Pedidos de oração 

  • Interceda por consolo para as famílias enlutadas.  
  • Peça a Deus que traga paz à Etiópia.  
  • Ore pela recuperação dos cristãos feridos no ataque.