Tradicionalmente, as mulheres são proibidas de estudar em vilas remotas do Laos

Fonte: Portas Abertas

Saber ler e escrever é um dos direitos básicos que garante uma vida digna e com cidadania plena. No entanto, há milhares de pessoas que ainda hoje não têm esse direito garantido, especialmente no Sudeste Asiático.  


Para cristãos perseguidos em vilarejos remotos no Laos e Vietnã, a alfabetização é ainda mais inacessível. Eles são discriminados por causa da fé em Jesus e, quando se trata de mulheres, elas são proibidas de ir à escola. A sociedade acredita que elas apenas devem cuidar dos filhos e que a educação as torna desobedientes aos homens.  


A cristã Ompheng, de 38 anos, testemunha a transformação que a alfabetização pode trazer. Ela pertence à etnia khmu, na região montanhosa do Laos. Durante 37 anos, ela não sabia ler ou escrever. Isso a tornou vulnerável a enganos e abusos.  

Um mundo brilhante e colorido 

A aldeia em que ela mora fica em uma região remota, onde a maioria das pessoas ganha a vida pescando no rio que passa pela vila ou procurando alimentos na floresta. “Por muito tempo, eu quis desesperadamente aprender a ler e escrever”, conta a cristã.  


Por meio das aulas, Ompheng e outros cristãos perseguidos aprenderam mais sobre Deus, já que as Escrituras são usadas nas aulas. O período de aulas varia de dois meses a um ano, e graças ao projeto com parceiros da Portas Abertas, ela realmente aprendeu a ler. 


“Eu sou muito grata por esse programa. Vocês nos tiraram das trevas e abriram nossa mente para ver e entender um mundo brilhante e colorido”, ela diz com um sorriso no rosto.

“Após um mês frequentando as aulas, eu conseguia ler a Bíblia e cantar as músicas, palavra por palavra. Minha vida é muito melhor agora porque eu aprendi muitas coisas que não sabia antes. Minha vida espiritual também melhorou, já que eu recebi muita motivação ao ler a Bíblia.” 

Mude vidas por meio da alfabetização no Sudeste Asiático  

 Sua ajuda é essencial para que cristãos perseguidos como Ompheng obtenham o direito básico de saber ler e escrever para que possam estudar a Bíblia. Faça uma doação para que eles recebam instrução bíblica e sejam alfabetizados no Laos e Vietnã.