Entenda por que a mensagem é uma fake news

Fonte: Portas Abertas

Um vídeo antigo voltou a circular recentemente com um pedido de oração por cristãos perseguidos na Índia.

Qual é a fake news?

A mensagem diz que na noite do dia 18 de abril, 20 igrejas foram atacadas e outras 200 seriam atacadas no dia 19 na província de “Olisabang”, além de que 200 missionários estariam escondidos nas aldeias sob ameaças de morte. 

De fato, há cristãos perseguidos na Índia. O país ocupa a 11a posição na Lista Mundial da Perseguição 2023, com perseguição extrema a cristãos em algumas regiões, mas a mensagem circulando é falsa! 

O que está errado com essa notícia?

  • Autoridades indianas confirmaram a falsidade dos boatos em 2015, quando circularam pela primeira vez, destacando que Olisabang não é um estado indiano.
  • Os sites cristãos Mission Network News e Gospel Mais também desmentiram a fake news em anos posteriores, quando o mesmo boato voltou à tona.
  • O vídeo utilizado foi gravado em 2013 e, segundo o portal de notícias UOL, mostra integrantes da inteligência militar do regime de Bashar al-Assad. Os corpos que aparecem não são de missionários indianos, mas das pessoas executadas na Síria pelo regime do ditador al-Assad.  

A mensagem viralizou no Whatsapp e no Kwai, com mais de 4 mil visualizações e também compartilha um apelo afirmando que o grupo extremista Estado Islâmico tomou controle de Qaraqosh, a cidade onde há mais cristãos no Iraque e que os militantes decapitaram cem homens, mulheres e crianças. Essa informação também é falsa.  

Sempre tenha cuidado com a veracidade das informações que compartilha, incluindo pedidos de oração. Verifique a fonte das informações e, caso tenha dúvidas, confirme os dados em sites confiáveis como a Portas Abertas.