O curta-metragem mostra a perspectiva de uma criança sobre a violência no Irã

Fonte: Portas Abertas

Hoje é o Dia Internacional do Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos. Em homenagem a essa data, compartilhamos a história de um diretor cristão iraniano que busca através da arte apresentar a verdade sobre as violações dos direitos humanos no Irã.  


Joseph Hovsepian é filho de um pastor iraniano, Haik Hovsepian, que foi sequestrado e assassinado em 1994. Haik foi um dos poucos cristãos que continuou evangelizando no Irã depois da Revolução Islâmica e sua morte foi o que moveu os olhos do mundo inteiro para a perseguição no Irã. Ele e o irmão André se encontraram no Irã um ano antes do assassinato.  


A realidade da violência do governo iraniano e da violação dos direitos humanos motivaram o cristão, que hoje é um diretor cinematográfico e mora nos Estados Unidos, a produzir um filme que demonstre a realidade das minorias no Irã. 


Joseph conta que o pai sempre defendeu a liberdade e a proteção dos direitos humanos e ele deseja continuar esse legado através da arte. O curta-metragem “We Will Win” (cuja traducão livre é “Nós venceremos”) foi uma resposta à repressão violenta do governo iraniano aos protestos que estouraram depois da morte da jovem Mahsa, detida pela polícia dos costumes por não usar corretamente o hijab (véu islâmico), em setembro de 2022. 

Olhar de criança

O curta foi lançado em dezembro de 2022, pouco depois das execuções públicas no Irã, e conta a história de uma menina que vê o enforcamento de um homem pela janela de casa. Ela questiona o pai para saber o que estava acontecendo, mas ele procura protegê-la com uma história.  


Ele diz que aquilo faz parte de um jogo que consiste em amarrar a corda no pescoço de algumas pessoas e dizer o nome delas. A menina simula o jogo com o pai, que diz o nome de manifestantes que foram assassinados ou executados no Irã. O pai conclui: “No final, nós venceremos esse jogo e não ficaremos decepcionados por causa do alto preço que estamos pagando. Venceremos com coragem e perseverança”.  


Em 2023, Joseph completa 49 anos, a idade que o pai tinha quando foi assassinado; por isso, escreveu uma carta em homenagem ao pai. Veja um trecho a seguir:  “A revolução que está acontecendo no Irã mostra que o povo está começando a entender o valor da liberdade – da liberdade de crença – pela qual você lutou durante tantos anos. Mais do que nunca, entendo seu amor por Deus e pelas pessoas, independentemente de cor, etnia, língua ou crença”.  

Ajude cristãos sob perseguição extrema 

Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2023 será uma data especial em que milhares de igrejas por todo o Brasil se reunirão em oração pela Igreja Perseguidas nos países onde a perseguição é extrema, como o Irã. Cadastre-se para realizar o DIP em sua igreja no dia 4 de junho e ajude nossos irmãos na fé em oração.