Insegurança e ataques constantes fez com que milhares de pessoas fugissem de suas vilas para cidades consideradas mais seguras

Um vídeo de pessoas fugindo de um ataque ganhou destaque nas redes sociais. Alguns dizem que é de um incidente que aconteceu no estado de Níger, na Nigéria. Porém não há informações sobre o que causou o deslocamento das pessoas. Os parceiros locais da Portas Abertas, organização que apoia cristãos perseguidos em mais de 60 países no mundo, confirmaram que situações como retratadas no vídeo são cada vez mais comuns no país número um em mortes de seguidores de Jesus

Militantes fulani atacam centenas de vilarejos e isso colabora para que haja um deslocamento em massa. No final de março, um trem de passageiros foi interceptado no estado de Kaduna e uma pessoa foi morta. Dias depois, um segurança que patrulhava o aeroporto, que leva o mesmo nome do estado, também foi assassinado. Os guardas locais reagiram e o grupo de radicais foi disperso.

Dois dias depois, criminosos explodiram trilhos de trem no percurso entre a capital, Abuja, e a cidade de Kaduna. Eles começaram a atirar no trem, mataram oito pessoas, feriram 25 e 160 estão desaparecidas. Algumas foram sequestradas e as famílias contatadas para pagamento de resgate.

No estado de Zamfara, os jihadistas também são ativos e assassinaram o filho do comissário de Estado para Segurança, Ibrahim Mamman Tsafe. Já no estado de Plateau, homens armados atacaram uma comunidade durante um festival e mataram 10 pessoas. Há suspeita de que eram extremistas fulani interessados em terras férteis na área, apoiados por grupos radicais islâmicos.

Intercessão pela igreja na Nigéria

O líder da equipe dos parceiros da Portas Abertas na Nigéria compartilha: “Apelamos ao corpo de Cristo para orar fervorosamente pela segurança na Nigéria durante este ano pré-eleitoral. Embora cristãos e igrejas nem sempre sejam o alvo, isso afeta diretamente nosso trabalho e os cristãos nos estados do norte estão enfraquecidos em todos os aspectos.

O colaborador completa: “Por favor, ore para que Deus estenda a mão e proteja os cristãos, líderes da igreja e comunidades nesses estados. Clame para que nosso trabalho fortaleça a Igreja Perseguida e seja frutífero, apesar de toda a insegurança. Interceda pela segurança de nossos parceiros e que o Senhor lhes dê sabedoria sobre como pastorear a igreja neste momento”.