Os cristãos vivem com medo dos ataques direcionados

Fonte: Portas Abertas

No início desta semana, sites de notícias locais especularam que os rebeldes tentaram mais uma vez derrubar o governo da República Centro-Africana, depois que o presidente Faustin-Archange Touadéra chegou ao Gabão na quarta-feira, um dia depois do esperado. 

 
O presidente Touadéra abordou os relatórios em uma coletiva de imprensa em Libreville, Gabão dizendo: “Eu não estava ciente desta tentativa de ataque. Houve uma falha técnica com o avião e por isso me atrasei, como acontece a qualquer momento”. O líder estava no Gabão para discutir a retirada repentina das forças de paz da ONU gabonesas do país. 

 
A situação de segurança na República Centro-Africana, no entanto, permanece instável com relatos de grupos armados em torno de cidades estratégicas e um aumento de ataques. De acordo com o site de notícias local Bangui, grupos armados têm tentado “reativar as ações em certas regiões do Centro, Leste e Sudeste da República Centro-Africana. O mais recente é o ataque ao distrito de Gobolo, em Bria, na terça-feira, 12 de outubro”. 

 
Os parceiros da Portas Abertas na região confirmam que nos últimos dez dias os incidentes aumentaram e eles receberam relatos de pelo menos oito ataques. Embora não haja uma agenda religiosa abrangente para a violência contínua nas mãos de grupos rebeldes, cristãos continuam a viver com medo de ataques direcionados e, com isso, há perturbação à vida na igreja.  

Pedidos de oração 

  • Ore pela situação da República Centro-Africana e clame para que o Senhor dê sabedoria aos líderes para administrarem os conflitos.  
  • Clame pelos membros de grupos armados, para que conheçam a palavra de Jesus e tenham as vidas transformadas.  
  • Interceda pelos cristãos da nação, para que Deus os mantenha firmes na fé, mesmo diante do medo e de conflitos.