A cidade é uma base de um grupo radical islâmico ligado ao Estado Islâmico

Fonte: Portasabertas

A primeira bomba explodiu por volta das 11h, horário local, ferindo muitos civis e militares. As investigações ainda estão em andamento para saber se a explosão foi causada por um homem-bomba ou por uma bomba plantada. A primeira explosão aconteceu perto do Parque Plaza Rizal, um lugar comumente visitado por muitas pessoas.

A segunda bomba explodiu por volta das 13h20 desta tarde perto de um espaço comercial onde muitas pequenas empresas e vendedores estão localizados. Segundo os relatos, já existiam ameaças anteriores às áreas bombardeadas.

Por este motivo, barricadas e placas de “proibido estacionar” foram colocadas ao redor dessas áreas para impedir as pessoas de circularem por aí, no entanto, o impacto ainda foi forte o suficiente para danificar as áreas vizinhas e causar vítimas.

Os bombardeios ocorreram não muito longe das duas catedrais que foram bombardeadas em janeiro de 2019.

No momento, presume-se que ainda mais bombas serão plantadas ao redor da área e as autoridades estão revistando o local.

A Portas Abertas tem parceiros na área e entrou em contato com eles. “Um de nossos contatos, Omar* um cristão ex-muçulmano, estava no local da explosão pouco antes de a bomba explodir. Ele comprava no comércio local e passeava com seus sogros. Felizmente, eles deixaram a área apenas dez minutos antes da primeira bomba explodir. Louvamos a Deus porque não há baixas entre as pessoas com quem trabalhamos”, afirmou um colaborador da organização na região.

Jolo, Sulu é uma fortaleza conhecida do grupo Abu Sayyaf, afiliado ao Estado Islâmico. Até agora, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelos ataques.