Maria começou com um estudo bíblico para evangelizar estrangeiros na Áustria, mas hoje já conseguiu plantar uma igreja na capital do país.

Quando Maria * começou a sentir Deus a pressionando para compartilhar a mensagem de Cristo com os persas, ela não sabia o que era um persa. (Ela não conseguia encontrar a Pérsia no mapa, nem qualquer referência à língua persa.)

Mas dentro de uma semana, Maria conheceu uma garota do Irã. Quando Maria perguntou que a menina língua falava, a garota disse “persa”, então Maria convidou a jovem para estudar a Bíblia.

Maria não tinha inicialmente a intenção de começar uma nova igreja persa. Ela estava apenas obedecendo a Deus. Mas esse estudo bíblico já cresceu para mais de 100 pessoas – uma mistura de ex-muçulmanos do Irã e do Afeganistão, ex-budistas do Vietnã e ex-ateus da Áustria.

“A menina começou a frequentar o estudo bíblico e trazer amigos. Ela foi salva e começou a compartilhar sua fé com os outros. Tudo foi simplesmente espontâneo”, disse ela.

“Maria sempre teve o desejo de servir ao Senhor”, disse Roger Hartsill, funcionário do IMB que a está ajudando em seu ministério.

“[Ela] decidiu fazer algo em sua casa… e nós a ajudamos”, disse Diana Hartsill *, esposa de Roger. “Tem sido emocionante apenas ver o que Deus está fazendo por ela lá.”

De cantora de ópera a plantadora de igrejas

Maria viajou do Brasil para Viena há mais de uma década. Ela concluiu seus estudos no seminário, bem como conseguiu seu diploma de música no Brasil e conseguiu uma bolsa para estudar ópera em Viena. Depois de terminar seus estudos, Maria se estabeleceu na capital austríaca, casou-se com um cidadão local e embarcou em uma turnê, mas seu chamado vitalício para missões nunca se dissipou.

O estudo bíblico com aquela menina persa do Irã começou em sua casa em 2014. No final daquele ano, dois iranianos, dois vietnamitas e um austríaco se tornaram cristãos e foram batizados. Doze novos convertidos, a maioria dos quais eram imigrantes iranianos, foram adicionados ao grupo inicial até a primavera de 2015.

O estudo bíblico tornou-se uma igreja!

Maria deixou o emprego para ser missionária em tempo integral. Seu marido trabalha para sustentar a família.

Quando o trabalho começou a alcançar principalmente homens muçulmanos, Maria sabiamente procurou pastores do sexo masculino, “já que o ministério está em transição de um grupo evangelístico em sua casa para uma igreja doméstica e depois para uma igreja reconhecida dentro da Convenção Batista Austríaca”, De acordo com Hartsill.

Da América Latina para a Europa e além

Hartsill, que está orientando Maria em sua casa na Alemanha, está em uma posição única para ajudar. Ele e Diana começaram seu ministério com a IMB na América do Sul, depois se mudaram para a Europa com o propósito expresso de mobilizar os crentes sul-americanos que emigraram para a Europa.

Os Hartsills querem ajudar os latinos da Europa a espalhar o Evangelho por onde passam. Em alguns casos, Roger e Diana ajudam os latinos a encontrar caminhos para ir além da Europa para os povos não alcançados em outras partes do mundo. Mas eles também vêem uma tremenda oportunidade de mobilizar os latinos para alcançar especificamente outros imigrantes e refugiados na Europa.

“Descobrimos que, muitas vezes, um imigrante crente na Europa, vindo de outros lugares, pode se conectar mais facilmente com o refugiado ou imigrante do que os nacionais”, disse Hartsill.

De inimigos a discípulos

Entre os desafios que a igreja enfrenta é que o ensino e o discipulado devem ser feitos por meio de tradutores ou em um segundo idioma.

Os novos crentes vêm de origens islâmicas, budistas e ateístas fortes, têm muitos equívocos sobre o cristianismo e têm um longo caminho de discipulado.

Suas origens religiosas também colocam muitos em risco. Muitas vezes, os novos cristãos nunca podem voltar para suas famílias ou países de origem por causa de suas conversões. Eles temem pela segurança dos entes queridos que ainda vivem em suas terras natais.

Maria envenenada

Há sempre o risco de um ataque aos cristãos ou à igreja, mesmo na Europa.

Recentemente, um extremista se infiltrou na igreja e envenenou a comida de Maria durante uma refeição de confraternização. Ela foi hospitalizada, mas desde então se recuperou. A perseguição não impediu Maria de avançar, convencida de que vale a pena correr o risco para ver Deus unir antigos inimigos de Cristo

“Eu estava na igreja de Viena para o batismo e depois todo mundo estava saindo”, contou Hartsill. “Esse cara veio e disse que ele era do Irã, você sabe que os iranianos e os americanos nem sempre se davam bem, mas eu quero tirar uma foto com você porque você é meu irmão em Cristo agora”.

“Um afegão ouviu isso e disse: ‘Bem, os afegãos nem sempre se dão bem com nenhum de vocês. Na verdade, se você, eu e esse cara estivéssemos em nossos países de origem, provavelmente estaríamos nos olhando pelo cano de uma arma. Ele é sunita e eu sou xiita, mas somos irmãos em Cristo”, acrescentou.

“Um vietnamita estava tocando violino para adoração, mas parou para se juntar a nós: ‘Bem, o Vietnã também teve problemas com os EUA. … ‘Então nós tiramos esta foto – somos todos irmãos em Cristo ”, disse Hartsill. “Esses homens que antes estavam com raiva não precisam mais lutar porque encontraram a paz em Jesus.”

De zero a 94

Desde que os Hartsills começaram a trabalhar com Maria, Deus continuou a abençoar o plantio da igreja. Em novembro de 2015, 22 ex-muçulmanos – todos iranianos e afegãos – foram batizados. Em abril de 2016, outros 18 iranianos e afegãos foram batizados, bem como um médico austríaco local que se tornou um forte defensor da nova igreja.

Mais 19 batismos foram celebrados em 28 de maio de 2016, incluindo vietnamitas, afegãos e iranianos. Em agosto de 2016, 18 ex-muçulmanos seguiram a Cristo no batismo do crente. Em dezembro de 2016, 16 foram batizados e, em março de 2017, mais 11.

“Este novo trabalho começou do zero e viu 94 batismos de adultos em menos de dois anos”, disse Hartsill. “Quase todos os novos convertidos são imigrantes do Irã, Afeganistão ou Vietnã – lugares onde os missionários não podem entrar livremente. O crescimento é o resultado desses novos crentes compartilharem sua nova fé com os outros de seus grupos de relacionamento”.

Hartsill visita a nova igreja várias vezes por ano para ajudar nos batismos, discutir problemas logísticos e lutar por questões que surgem por ter crentes de origem muçulmana, budista, católicos e ateus.

“Meu papel é principalmente como treinador”, disse Hartsill. “Identificamos um homem iraniano que se sente chamado ao ministério e que esperamos que assuma o papel de pastor dessa igreja no futuro próximo. Seu status de imigrante ainda está pendente, mas ele já está ensinando novos convertidos no treinamento de discipulado da igreja. ”

A crescente igreja está procurando espaço para se expandir. Os vietnamitas estão se reunindo por conta própria para facilitar a língua. Eles não estão crescendo muito rapidamente, mas ainda vêem Deus aumentando o número de convertidos entre eles.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO GOD REPORTS

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.