VIETNÃ

Ela recorreu da sentença, mas sem sucesso. No entanto, não se arrepende do que escreveu

A blogueira cristã vietnamita de 38 anos, Nguyen Ngoc Nhu Quynh, mais conhecida como ‘Me Nam’ (mãe cogumelo) é membro do grupo ativista baseado nos Estados Unidos, Viet Tan, que financiou uma de suas campanhas voltadas para o meio ambiente. Com o blog, ela já ganhou vários prêmios internacionais, como o Mulher de Coragem Internacional 2017.

Em junho, ela foi sentenciada a dez anos de prisão por escrever contra o governo do Vietnã. Ela apelou da sentença, mas não teve êxito. Seu advogado, Le Cong Dinh, também cristão, disse: “Estou surpreso com essa pena de dez anos, que mostra a desumanidade do governo com uma jovem mãe solteira. Eu não havia percebido o estado de pânico em que o partido no poder está”.

A blogueira não se arrepende do que escreveu, e disse: “Se pudesse viver de novo, eu faria o mesmo. Acredito que minha mãe e filhos nunca sentirão pena, mas terão orgulho de mim. Eu quero construir uma sociedade melhor, em que as pessoas tenham liberdade de expressão. Espero que elas continuem lutando, e vençam seus medos, para construir um país melhor”, concluiu.

O Vietnã tem sido criticado por grupos de direitos humanos por seu tratamento a blogueiros – entre eles muitos cristãos. Ano passado, a Anistia Internacional disse que o Vietnã é o país do Sudeste Asiático com o maior número de prisioneiros de consciência. Ore por essa nação.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.