A preocupação recorrente de pais que enfrentam essas situações foi tema de um artigo de aconselhamento do pastor Renato Vargens, líder da Igreja Cristã da Aliança, e escritor. A partir da experiência adquirida à frente do ministério pastoral, ele listou sugestões para pais que precisam contornar e superar dificuldades com filhos adolescentes.

“Muitos são os pais que por motivos diversos tem lidado com o ‘esfriamento’ espiritual dos filhos. Na verdade, volta eu meia eu ouço o desabafo de pais e mães, que em virtude da falta de desejo dos filhos de irem a igreja, se deixam vencer pelo desânimo”, introduziu o pastor.

Vargens diz que, “pensando em ajudar àqueles que passam por essa triste experiência, resolvi elencar cinco dicas para os pais cujos filhos adolescentes não querem ir mais a igreja”. Confira:

A primeira dica é, sem dúvidas, a principal: “Ore. Lembre-se que sem oração, nossos esforços são em vão. Portanto, rogue ao Senhor que intervenha no coração dos seus filhos, colocando em seu interior desejo de conhecer o Senhor”, ensinou.

A oração, porém, precisa ser acompanhada de atitudes e gestos que transmitam uma mensagem aos filhos de controle e sabedoria: “Procure evitar discussões. Na verdade, como pais vocês precisam saber o momento certo para divergir e discutir. Nem sempre é sábio brigar por tudo e em todo tempo”, pontuou Vargens.

O pastor salientou ainda que é primordial conhecer o modo de pensar dos filhos: “Tente conversar com eles. Procure o diálogo, descobrindo quais são os reais motivos que fazem com que seus filhos não queiram ir ao culto”.

A experiência de cultuar a Deus em família, com reflexões sobre a mensagem bíblica, é importante: “Organize e priorize um culto doméstico e exija a participação deles. Em cada oportunidade exponha a Bíblia, explicando as Escrituras para seu cônjuge e filhos despertando assim interesse na Palavra de Deus.

Ao final, o pastor Renato Vargens destacou que é importante investir no relacionamento: “Dedique mais tempo a eles. Talvez o fato deles não desejarem ir mais a igreja se deva ao fato de que desejam chamar a sua atenção. Isto posto, invista tempo no relacionamento com eles”, concluiu.

Fonte:https://noticias.gospelmais.com.br/