Esta realidade, porém, vem mudando. Inicialmente praticado apenas em praias e organizado de forma amadora, o esporte ganhou em 2012 uma confederação (CBFA) e um campeonato de abrangência nacional.
Prova disso foi a recente publicação de “Tire os Olhos da Bola”, de Pat Kirwin, lançado pela Editora Simonsen. Simplesmente o primeiro livro sobre o esporte publicado no país, custeado exclusivamente por um financiamento coletivo (370 pessoas doaram mais de R$ 33.000 para ver o livro publicado).
Com a popularização, novos times e ligas regionais nascem a cada ano e adensam a estrutura do esporte no país do soccer. Rio e São Paulo concentram as principais equipes, mas foi em Minas Gerais que um novo participante do “Serra Bowl” chamou atenção.
Fundado em dezembro de 2014, o Get Eagles Futebol Americano é o primeiro time de futebol americano com princípios cristãos do Brasil. Seus fundadores começaram a praticar o esporte em 2002, em acampamentos da igreja Getsêmani.
Na época, eles praticavam a modalidade sem equipamentos (Flag) e chegaram a organizar uma primeira versão do Get Eagles específica para campeonatos do gênero. Foi somente em 2014, contando com o suporte da igreja onde tudo começou – o treinamento da equipe acontece na Sede Campestre da igreja Getsêmani -, que o time foi fundado oficialmente, com foco em competições em “Full Pad” (com todos os equipamentos necessários).
Em entrevista ao portal Super Esportes, o jogador João Conrado, de 19 anos, destacou as expectativas da equipe: “O futebol americano tem que crescer em Minas Gerais, em Belo Horizonte, porque é um dos estados mais atrasados no esporte. Deus vai nos abençoar nessa estreia e vamos daqui para o Brasil e para o mundo”.
A estreia a que se referia João aconteceu no último sábado (17), depois de um ano de preparação, contra o Nova Friburgo Yets (que já existe há nove anos), no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. O resultado foi uma vitória por 32 x 3 para o adversário do Rio.
Apesar do resultado adverso em sua primeira partida oficial, o objetivo do time cristão segue inalterado: querem participar do campeonato brasileiro já no ano que vem e com isso impulsionar o esporte em BH.
Deixe um comentário