Pesquisa feita pela Sociedade Bíblica e pela Ecclesiastical Insurance apontou que as congregações têm alcançado mais pessoas através das mídias sociais.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN TODAY
Muitas igrejas experimentaram um aumento na frequência depois de implementarem uma programação online durante a pandemia da Covid-19, de acordo com a pesquisa realizada em maio, pela Sociedade Bíblica e pela Ecclesiastical Insurance.
O estudo feito com mil líderes, revelou que 43% das igrejas relataram um aumento significativo na frequência, por causa do uso das plataformas online. 62% dos líderes afirmaram que planejam continuar transmitindo os cultos online, mesmo após o fim de todas as restrições da Covid-19.PUBLICIDADE
A maioria das congregações entrevistadas usou canais digitais para manter o contato com seus membros, com o surgimento da pandemia, a partir de março de 2020. 93% utilizou o zoom para realizar cultos públicos e reuniões, 60% usaram o Facebook e 5% o YouTube. Apenas 1% utilizou o Microsoft Teams.
Para Michael Angell, diretor de operações de igrejas da Ecclesiastical, “as igrejas são muito importantes para tantas pessoas e manter esse senso de comunidade e união associado a isso tem sido uma tábua de salvação durante a pandemia. Com as restrições que impedem as reuniões físicas e muitos experimentando isolamento, esses novos meios de manter contato com as congregações têm se mostrado extremamente populares”.
A pesquisa também mostrou que a mudança para o meio digital exigiu investimento financeiro de muitas igrejas, com mais da metade (56%) dizendo que adquiriu novas tecnologias para tornar a congregação multimídia.
55% dos líderes afirmaram ter gasto mais de 3.500 reais em equipamentos. 50% investiu em equipamentos de som, 52% investiu em câmeras, e 62% compraram tecnologia para transmissão ao vivo.
Para mais de 69% das igrejas, o investimento saiu de reservas existentes, enquanto 30% comprou por meio de doações.
O estudo da Ecclesiastical Insurance verificou um salto tecnológico para muitos líderes, com de 57% dizendo que precisaram de ajuda para configurar o digital e 73% afirmaram que possuíam voluntários para ativar a programação online.
Para o Reverendo Paul Seabrook, líder da Igreja de St Edmund’s, nos Estados Unidos, a transformação multimídia ajudou os membros a se manterem conectados durante a pandemia.
Os bloqueios foram incrivelmente desafiadores para tantas pessoas e a impossibilidade de frequentar a igreja realmente afetou as pessoas dentro de nossa comunidade”, disse ele.
“Queríamos ter certeza de que eles ainda poderiam adorar a Deus e aprender juntos como temos feito desde antes da pandemia, e o livestreaming tem sido fantástico para nos ajudar a fazer isso”, disse o líder.
O Reverendo Paul afirmou que usando as mídias sociais, a igreja tem alcançado mais pessoas. “No auge da pandemia, recebíamos mais de uma centena de visitas à nossa página do Facebook por dia, dez vezes mais do que antes. Recebemos pessoas de todo o país e até mesmo de lugares distantes como o Arizona!”, relatou.
E continuou: “Usando a mídia social, temos sido capazes de alcançar muito mais pessoas do que nunca pela porta real da igreja a cada semana, então é definitivamente algo que queremos continuar a oferecer”.
Apesar dos desafios e mudanças do ano passado, Paul Seabrook está com esperança em relação ao futuro.
“Certamente há mais esperança agora do que nesta época do ano passado e esperamos que o Senhor nos guie deste momento difícil para a liberdade e um novo começo”, declarou.