A agressão foi motivada pela intolerância religiosa ao cristianismo

Fonte: Portas Abertas

*Conteúdo sensível: violência extrema 

Huu Dat*, um cristão indígena de 60 anos, foi vítima de um ataque brutal feito pelo próprio filho no Norte do Vietnã. O primogênito, de 30 anos, não aceitou que o pai, a mãe e os irmãos tenham abandonado a religião ancestral do vilarejo para seguir a Jesus. A família conheceu a Jesus em julho deste ano. 

Antes de se tornar cristão, Huu Dat achava a vida de difícil. Ele tinha muitas inseguranças e estava desesperado para encontrar resposta para seus problemas. Huu Dat procurou um amigo para quem contou os desafios que estava vivendo. Esse amigo lhe apresentou o evangelho, a salvação e a graça de Jesus e, naquele momento, Huu Dat, a esposa e quatro filhos aceitaram a Jesus como seu Salvador e Senhor.    

Desde que conheceu a Jesus, Huu Dat encontrou paz e descobriu o seu propósito de vida, mas nem toda a família sabia da conversão. O filho mais velho do cristão descobriu meses depois a decisão do pai e da família e ficou enfurecido. Ele ameaçou denunciá-los para as autoridades do vilarejo e exigiu que abandonassem a fé em Jesus e voltassem para a religião ancestral.  

Fé inabalável 

Nem Huu Dat, nem a esposa ou filhos cederam à pressão. Na comunidade em que a família vive, acredita-se que a conversão a qualquer religião que não seja as dos acentrais é uma traição que traz desonra para a família e para a tribo

No final de outubro, frustrado e irado, o primogênito de Huu Dat atacou o pai por não negar a fé em Jesus. O rapaz usou um pedaço de pau grosso e bateu no pai de 60 anos repetidas vezes no rosto e no corpo. A agressão causou feridas profundas na face do cristão e quebrou as costelas.   

O pastor de Huu Dat é quem está cuidando agora dele e da família. “Apesar do que o filho fez, Huu Dat mantém a fé em Jesus. A família também permanece na fé. Nada pode mudar a fé dele agora, nem mesmo a dor”, conta o pastor.

Isaac*, um parceiro local da Portas Abertas, monitora a situação de perto. Ele conta que na semana passada “Huu Dat foi levado ao hospital por causa da dor intensa na parte superior do corpo. Os exames mostraram diversas fraturas nos ossos. Estamos nos preparando para ajudá-lo a comprar as medicações e para cuidar da família. Por favor, ore por ele e pela família”, disse Isaac. 

“O incidente foi denunciado às autoridades locais, mas elas afirmaram que foi incidente familiar e por isso não se envolveriam. A igreja local da qual Huu Dat participa também avisou a uma igreja registrada próxima sobre o incidente e pediram ajuda em oração”, conclui o parceiro. 

*Nomes alterados por segurança. 

Ajude cristãos perseguidos a perseverar 

Por meio de treinamentos bíblicos e ajuda prática ou financeira, parceiros locais da Portas Abertas no Vietnã socorrem cristãos perseguidos como Huu Dat. Com uma doação, ajude cristãos que vivem em vilarejos remotos a serem treinados para enfrentar a perseguição de acordo com a Bíblia, usando material apropriado a sua cultura e idioma. 

Pedidos de oração 

  • Interceda pela completa recuperação de Huu Dat e pela proteção do cristão e de sua família.  
  • Clame a Deus pela salvação do filho mais velho de Huu Dat e para que o perdão e o amor de Cristo curem as feridas da família. 
  • Ore pelos cristãos locais e parceiros da Portas Abertas que estão acompanhando e auxiliando a família.