Seis integrantes do grupo que invadiu a igreja na cidade de Owo em junho foram encontrados

Fonte: Portas Abertas

Os cristãos estavam celebrando o culto no Domingo de Pentecostes, em junho, quando atiradores invadiram o templo na cidade de Owo, na Nigéria. Mais de 40 pessoas foram assassinadas e muitas ficaram feridas no ataque. As Forças Armadas da Nigéria anunciaram que seis integrantes do grupo responsável pelo ataque foram presos na última quinta-feira, 9 de agosto.  


Os extremistas implantaram explosivos dentro do templo, que fizeram os cristãos saírem às pressas. Do lado de fora, atiradores estavam preparados e começaram a atirar nos que conseguiam sair do templo. O general Lucky Irabor, Chefe de Assuntos de Segurança da Nigéria, informou à imprensa, na semana passada, que prendeu quatro homens responsáveis por esse ataque. Eles foram identificados graças a uma operação organizada pelos militares e pelo Departamento de Estado.  


Algumas horas depois do anúncio do general Irabor, outros dois homens foram detidos sob suspeita de envolvimento com o ataque. Segundo o diretor do Departamento de Informações e Defesa, Jimmy Apkor, os homens fazem parte do grupo extremista Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP)


Na declaração à impressa, também foi informado que Abdulhaleem Idris, um dos presos, é conhecido, junto a outros comandantes do ISWAP, por coordenar outro ataque, no estado de Kogi, que também resultou em muitas mortes. A investigação mostrou que o ataque foi planejado, mas é inusitado, pois a maioria das ações dos extremistas acontece no Norte da Nigéria. Esse ataque à igreja de Owo, no Sul da Nigéria, mostra a deterioração da segurança no país. 


Reconstrua igrejas na Nigéria 


Os ataques na Nigéria, além do rastro de morte, deixam igrejas em ruínas. Sem templos, os cristãos perdem os espaços de culto e a referência de esperança que é a igreja local. Mude essa realidade com uma doação e ajude a reconstruir as igrejas na Nigéria. 


Pedidos de oração
 

  • Ore pela igreja na Nigéria para que a liderança e os cristãos fiquem seguros e encontrem paz em Jesus. 
  • Interceda pelas autoridades que organizam operações contra a violência e são responsáveis por julgar os crimes. Que tenham sabedoria em cada decisão. 
  • Peça ao Senhor que console as famílias das vítimas do ataque no dia de Pentecostes. Que as famílias tenham a provisão diária em seus lares e que recebam o consolo do Espírito Santo.