O Projeto Umodzi é coordenado pelo pastor Marcos Corrêa, diretor do Guiame, e vinculado à Missão Mãos Estendidas.

FONTE: GUIAME, LUANA NOVAES

Em apenas três anos, uma aldeia remota no Malawi que não tinha acesso a itens básicos, como alimento, higiene, energia e água potável, foi completamente transformada. Com o início do Projeto Umodzi, toda a comunidade de Hatone foi impactada.

O Projeto Umodzi é coordenado pelo pastor Marcos Corrêa, diretor do Guiame e coordenador de Ação Social da Missão Mãos Estendidas (MME), da qual o projeto faz parte. Ele esteve em Malawi em junho e acompanhou de perto a mudança na vida de crianças e adolescentes locais.

“Pela graça de Deus, a realidade foi mudada neste local por pessoas generosas, que entenderam o chamado”, disse o pastor Marcos durante sua visita à aldeia, na província de Chikwawa.

Assista:

O Projeto Umodzi é um braço da Missão Mãos Estendidas (MME), que atua há mais de 20 anos em Moçambique, Malawi, Zimbabwe e Zâmbia, capacitando pastores e missionários e atendendo a população carente.

Em 2019, a situação em Hatone era precária. Com a ajuda do projeto, iniciado pela MME, as crianças passaram a receber diariamente comida, educação e o ensino da Palavra de Deus. 

Hoje, 91 crianças e adolescentes estão matriculados na Umodzi School, que foi construída do zero. Em sua estrutura, há duas salas de aula de alvenaria, banheiro e cozinha. Foi também construída uma horta, na qual as crianças podem aprender técnicas de plantio e a vizinhança pode obter alimento.


(Foto: Guiame/Marcos Corrêa)

A MME também mantém uma igreja próximo à escola, onde cultos são realizados semanalmente.

“Ver esse ambiente de transformação é impactante. Esse se tornou um local de adoração a Deus. É precioso ver a transformação social e espiritual. Emociona!”, declarou o pastor Elias Caetano, presidente da MME.

Por ser uma aldeia remota, localizada a quase 400 km de Lilongwe, capital do Malawi, os desafios são grandes. Ainda assim, o Projeto Umodzi instalou um poço artesiano, que possibilitou o acesso à água potável a toda a região.


(Foto: Guiame/Marcos Corrêa)

“Na primeira vez em que estive aqui, a situação era muito diferente. Mas para a glória de Deus, o projeto veio trazer transformação nessa área. E louvamos a Deus por todos aqueles que têm contribuído com o projeto”, disse Marcos.

Por fim, o pastor lembra: “O processo de transformação envolve a Palavra de Deus, a educação e a alimentação. Como sempre dizemos, quem sabe no meio destas crianças, teremos médicos e professores — mas acima de tudo, homens e mulheres de Deus, como resultado dessa transformação.”


Horta foi construída no terreno do Projeto Umodzi. (Foto: Guiame/Marcos Corrêa)

Para doações e mais informações sobre o Projeto Umodzi, entre em contato com o coordenador Marcos Corrêa:

WhatsApp: +55 11 96170-9559
E-mail: projetoumodzi@gmail.com
Siga o Projeto Umodzi no Facebook e Instagram