Muitas vezes, em países livres de perseguição, podemos ser muito passivos e reativos em relação à nossa fé, mas a igreja em lugares como Kiev, sob a Cortina de Ferro, não era reacionária, os cristãos estavam vivendo sua fé, estavam trabalhando proativamente

Fonte: Portas Abertas

Alan Hall se lembra da primeira vez que conheceu os cristãos de Kiev, na Ucrânia.

“Trabalhei com a Igreja Batista na Ucrânia. Trabalhamos para conseguir os materiais de que precisavam para ajudá-los com seu testemunho cristão”.

Esse era um trabalho arriscado naquela época, na década de 1980, quando Alan era presidente de desenvolvimento internacional da organização cristã Portas Abertas. Foi uma época em que a Ucrânia foi incluída na extensa União Soviética comunista.

Por mais de 60 anos, a Portas Abertas tem fornecido apoio a cristãos em todo o mundo que enfrentam perseguição por sua fé, e a vida dos cristãos praticantes na Ucrânia era difícil.

Qualquer forma de testemunho cristão era estritamente proibida, sob o domínio da União Soviética ateia. No entanto, como Alan lembra, isso não abalou os espíritos dos cristãos.

“Muitas vezes, em países livres de perseguição, podemos ser muito passivos e reativos em relação à nossa fé”, diz ele. “A igreja em lugares como Kiev não era reacionária, os cristãos estavam vivendo sua fé, estavam trabalhando proativamente”.

O recurso mais procurado em todas as nações do império soviético eram as Bíblias, e a Portas Abertas, seguindo os passos de seu fundador, o irmão André as contrabandeava para a Ucrânia aos milhares.

Não há necessidade de fazer isso para os cristãos ucranianos há mais de três décadas. A Ucrânia deixou a URSS em 1990. E enquanto algumas nações pós-soviéticas caíram no totalitarismo, a liberdade religiosa permaneceu intocada lá. A maior parte do país ainda se identifica como cristã e quase dois terços pertencem a ramos da Igreja Ortodoxa.

Liberdade religiosa em risco

Nos últimos dias, à medida que os tanques russos avançam sobre as grandes cidades, os cidadãos foram às ruas para lutar, com medo de perder liberdades vitais, como a democracia. Mas e as liberdades religiosas? Poderia a Ucrânia voltar aos maus velhos tempos de igrejas clandestinas e Bíblias contrabandeadas?

A própria Rússia reforçou sua legislação contra algumas formas de atividade missionária, com a controversa lei Yarovaya, aprovada em 2016. Ela vê o governo impondo restrições e controles legais sobre as igrejas, com líderes da igreja às vezes enfrentando interrogatórios.

No entanto, de acordo com analistas de perseguição religiosa da Portas Abertas, mesmo que a invasão russa seja bem-sucedida, é improvável que as igrejas da Ucrânia vejam um retorno aos dias soviéticos. “Não acho que a Rússia esteja tentando anexar a Ucrânia, então não esperamos a implementação da legislação anti-missionária da Rússia na Ucrânia. No entanto, haveria restrições”, diz um dos analistas.

“As igrejas poderiam ser impedidas de obter fundos do exterior, tendo pastores visitantes do exterior, que de outra forma forneceriam treinamento e literatura cristã importada. Mesmo assim, não espero uma onda de prisões e detenções, como na União Soviética”.

No entanto, ele concorda que as duas regiões “rebeldes”, Donetsk e Luhansk, cujos novos líderes buscaram apoio em Moscou, viram as igrejas despojadas de algumas de suas liberdades, desde 2014. “É uma situação diferente nas duas regiões rebeldes, onde os rebeldes vêm desenvolvendo suas próprias políticas em relação à religião. As autoridades confiscaram literatura cristã e as igrejas foram impedidas de se reunir quando as autoridades regionais lhes negaram o registro necessário”.

Uma diferença fundamental entre hoje e os dias da ocupação soviética é que a Rússia do presidente Vladimir Putin não é um estado ateu. De fato, para afirmar seu nacionalismo, Putin tem se aproximado da tradicional Igreja Ortodoxa Russa nos últimos anos. Os líderes da Igreja muitas vezes desaprovam a presença de outras denominações, incluindo batistas e até católicos romanos, em uma região que consideram legitimamente sua.

Há sensações semelhantes incursões na Ucrânia, onde a Igreja Ortodoxa Russa está presente – como na Rússia – há mais de mil anos. No entanto, tem um rival. A Igreja Ortodoxa Ucraniana está presente há quase 500 anos. E em 2018 foi oficialmente reconhecida pelo Patriarcado Ecumênico de Constantinopla como uma Igreja Ortodoxa legítima por direito próprio, finalmente cortando os laços com o Patriarcado de Moscou.

As relações entre as duas alas do cristianismo ortodoxo não foram especialmente cordiais, como lembra Alan desde os dias do comunismo. “Posso dizer que em minhas relações com a Igreja Ortodoxa Russa naqueles anos, não houve amor perdido entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Ortodoxa Ucraniana”, diz ele. “Eles estavam em pólos opostos.”

Isso pode significar problemas de acordo com os analistas. “O que pode acontecer se a Ucrânia entrar novamente no rebanho da Rússia é que a Igreja Ortodoxa Ucraniana pode estar sob pressão para se unir novamente a Moscou”, diz ele. “E se eles não quiserem isso, então teremos problemas.”

No entanto, ele não acha que a Igreja Ortodoxa Russa tenha a mesma influência na Rússia agora como nos dias czaristas: “Não se esqueça que 70 anos do comunismo ateu apagou muitas das velhas influências que a Igreja Ortodoxa Russa tinha nos órgãos estatais. E Putin nunca os reconheceu como a igreja oficial do Estado”.

Ironicamente, a atual invasão planejada parece estar aproximando as duas alas da Ortodoxia – e toda a Igreja Cristã na Ucrânia.

“Vi declarações das Igrejas Ortodoxa Ucraniana e Russa na Ucrânia condenando a invasão. Eu vi a Igreja Ortodoxa Grega e a Igreja Católica Romana na Ucrânia dizendo a mesma coisa. Os batistas têm pedido oração. Eles estão todos de acordo com isso – nenhuma das comunidades cristãs está apoiando Moscou”.

Uma coisa sobre a qual não há acordo oficial é como os cristãos da Ucrânia devem responder à invasão. Enquanto os cidadãos comuns estão pegando armas e coquetéis molotov, que papel eles devem desempenhar?

“Precisamos urgentemente orar para que os cristãos da Ucrânia ouçam a voz do Senhor, para orientação e sabedoria nesta situação – para que possam permanecer fortes e espalhar o evangelho apesar de tudo o que está acontecendo ao seu redor”.

Alan está convencido de que, embora a igreja possa estar livre da perseguição soviética desde 1990, seu compromisso apaixonado com o Evangelho não foi apagado pela relativa facilidade das décadas subsequentes. “Eu acho que o espírito das pessoas lá significa que eles ainda permanecerão pela fé e, sejam eles velhos ou jovens, a igreja permanecerá. A igreja crescerá e continuará a viver suas convicções cristãs. Acho que devemos orar para que sejam resolutos, sábios, atentos e prontos para servir ao Senhor”, afirma.

Países em Guerra

A atenção e comoção internacional estão voltadas para tratar da guerra entre Ucrânia e Rússia, que começou em 24 de fevereiro, com um ataque da Rússia ao antigo membro da União Soviética. Entretanto, há outros conflitos armados espalhados pelo mundo, que não receberam tanta atenção da mídia, mas cujas consequências são destruição e morte.

Muitos dos países onde há conflitos estão elencados na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2022. Por consequência, a perseguição aos seguidores de Jesus é ainda mais forte e violenta, pois costumam ser duplamente perseguidos. Veja nesta matéria os cinco países da LMP 2022 que estão em guerra atualmente.

Ore pelas igrejas na Ucrânia

  • Peça a Deus que lhes conceda sabedoria enquanto procuram decidir se e como resistir à invasão russa.
  • Ore para que este tempo conturbado funcione para trazer uma unidade mais forte entre todas as denominações cristãs.
  • Ore para que Deus fortaleça e inspire as igrejas a servirem as comunidades de forma inspiradora durante esses problemas.