Data foi proclamada há 16 anos com objetivo de destacar a importância da ação coletiva

Fonte: Portas Abertas

Instituído em 2005 durante a celebração da Primeira Década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza, o Dia da Solidariedade Humana é comemorado hoje, 20 de dezembro.

O Dia Internacional da Solidariedade Humana é um dia de sensibilização do público para a importância da solidariedade. Mas é também uma ocasião para lembrar os governos de respeitar seus compromissos com os acordos internacionais, incentivar o debate sobre as formas de promover a solidariedade para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e estimular iniciativas de erradicação da pobreza.

De acordo com informações da Organização das Nações Unidas (ONU), estimava-se que neste ano de 2021, cerca de 235 milhões de pessoas em todo o mundo necessitariam de assistência humanitária, número que representa 40% a mais do que em 2020. O aumento se deve quase que na totalidade à pandemia da COVID-19.

A Bíblia enfatiza a dignidade de cada ser humano por ser conforme a imagem de Deus. Logo, a solidariedade entre todos as pessoas é consequência do mandamento resumido por Cristo: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. A Portas Abertas acredita que cristãos ao redor do mundo reconhecem a necessidade do cumprimento dessa ordem, por isso trabalha em parceria com as igrejas para restituir a dignidade de muitos filhos de Deus em países onde há perseguição.

Um exemplo disso é Camarões, onde, somente entre janeiro e julho de 2021, a Portas Abertas distribuiu ajuda emergencial a mais de 3.000 cristãos. Graças ao apoio e à generosidade dos nossos parceiros, somente no estado de Koza, 449 famílias cristãs foram beneficiadas com ajuda emergencial. A jovem cristã Fadi Zara foi uma das beneficiárias. De acordo com ela, receber o auxílio foi um dos momentos mais felizes nos últimos anos.