Descubra as nações que apareceram em todas as edições da Lista Mundial da Perseguição

Fonte: Portas Abertas

A Portas Abertas passou a divulgar anualmente a Lista Mundial da Perseguição (LMP) em 1993. A partir dos dados contidos nela foi possível monitorar e medir a perseguição aos cristãos no mundo. Nesses quase 30 anos, as mudanças na metodologia da pesquisa permitiram elevar a credibilidade, objetividade, transparência e qualidade acadêmica da LMP. Além disso foi possível implantar projetos que fossem eficazes para fortalecer a Igreja Perseguida.

Desde o início, 23 países sempre estiveram presentes nas 28 edições do ranking das 50 nações mais perigosos para os cristãos. São eles: Coreia do NorteAfeganistãoSomáliaLíbiaPaquistãoIêmenIrãNigériaÍndiaSudãoArábia SauditaMaldivasEgitoChinaMianmarVietnãUzbequistãoLaosArgéliaTunísiaBruneiButão e Omã. Já os mais novos integrantes da LMP entraram em 2020, Burkina Faso e Camarões foram elencados nas 28ª e 48ª posições, respectivamente.

Apenas três países já ocuparam o primeiro lugar na Lista Mundial da Perseguição desde a primeira edição: Coreia do Norte, Arábia Saudita e Somália. A Coreia do Norte está na posição desde 2002, mas inicialmente, Arábia Saudita foi o número 1 em perseguição aos cristãos por sete vezes, contra duas da Somália.

Dentre os países que sempre estiveram na LMP, 20 apareceram pelo menos uma vez no Top10. Os mais presentes foram Coreia do Norte com 27 vezes, Irã com 26, Arábia Saudita e Somália com 22 vezes, Afeganistão com 20, Maldivas e Iêmen com 18, Laos com 13 e China com 12. Somente a Argélia e a Tunísia nunca estiveram entre os 10 países onde os cristãos são mais perseguidos.

Receba primeiro a Lista Mundial da Perseguição 2021

Em 28 anos de Lista Mundial da Perseguição, a perseguição só aumentou, mas graças a Deus e aos irmãos e irmãs ao redor do mundo, os esforços de assistir os cristãos perseguidos dão milhares de frutos. No dia 13 de janeiro, a Lista Mundial da Perseguição 2021 será lançada. Receba em seu e-mail os principais dados da Igreja Perseguida. Faça já o seu cadastro!