Documento que mostra os números da perseguição a cristãos no mundo será lançado no dia 13 de janeiro, com mapa e perfil de 50 países que mais perseguem cristãos no mundo

Desde 1993, a Portas Abertas define os 50 países mais perigosos para os cristãos viverem, esta é a Lista Mundial da Perseguição (LMP). Apesar das situações dos seguidores de Jesus ser investigada desde os anos 1970, a pesquisa passou a ser feita e divulgada para monitorar e medir o nível de perseguição aos cristãos no mundo.

Ao longo dos anos, a metodologia passou por mudanças para garantir a credibilidade, objetividade, transparência e qualidade acadêmica dos dados. Tanto que desde 2014, a LPM passa pela auditoria do Instituto Internacional pela Liberdade Religiosa (International Institute for Religious Freedom – IIRF).

Como são escolhidos os 50 países da LMP?

Para elencar os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos, e os outros 23 onde a situação dos seguidores de Jesus precisa ser monitorada, é feita uma análise global das perseguições. Após esse passo, as informações são investigadas e depois os parceiros e cristãos locais recebem um questionário. Esses passos podem ser alterados caso haja uma situação de perseguição imediata e grave.

No questionário há 84 perguntas, que abordam as cinco esferas da vida do cristão como vida privada, família, comunidade, nação e igreja. A partir dessa segmentação, é analisada se a perseguição acontece por meio de pressão (insultos, ameaças, discriminação, hostilidades, etc.) ou de violência (mortes, ataques, prisões, etc).

Nestas avaliações feitas sobre os países, cada um recebe uma pontuação em uma escala de 0 a 100. Esse valor vai determinar o lugar que a nação ocupará na Lista Mundial da Perseguição. Veja como acontece a classificação:

  • Perseguição Extrema – Países que pontuaram entre 81 e 100 pontos.
  • Perseguição Severa – Países que pontuaram entre 61 e 80 pontos.
  • Perseguição Alta – Países que pontuaram entre 41 e 60 pontos.
  • Perseguição Variável – Países com 40 pontos ou menos.

Você pode conferir mais detalhes de como é realizado a pesquisa no artigo Entenda a Lista Mundial da Perseguição, e saber como esses dados possibilitam entender melhor as necessidades dos cristãos perseguidos. A partir daí, são desenvolvidos projetos que eficazes no fortalecimento e encorajamento, para que eles sejam discípulos de Jesus onde vivem, apesar da perseguição que enfrentam por causa da fé. 

Cadastre-se e receba

Para receber o mapa e o ebook dos 50 países da Lista Mundial da Perseguição, com informações de cada país presente na Lista, cadastre-se neste link. 

Sobre o Colaborador

Artigos Relacionados