Nove anos de guerra resultaram em destruição e morte a cristãos na Síria
Um dos colaboradores da Portas Abertas relata sobre sua visita à Síria e diz que o que mais o impactou em um primeiro momento foi ver a completa destruição de bairros inteiros ao lado de áreas que parecem intocadas pela guerra, na cidade de Aleppo. Ainda há guerra acontecendo, mas também há lugares muito pacíficos.
Destruição e lojas chiques, pessoas na miséria e outras desfrutando uma noite em um bom restaurante, milhões que fugiram do país e pessoas que já retornaram ao país.
“Depende do que queremos ver. Eu posso andar em áreas destruídas e ver uma cena apocalíptica. Mas também posso olhar para os sinais de esperança, os sinais de que a vida normal está voltando”, compartilha. Ele conta de um líder cristão que, na sua igreja destruída, contou como ele perdeu igreja, casa, esposa e filhos na guerra. Mas logo após contar isso, tinha um brilho de esperança nos olhos quando falou sobre porque tinha permanecido e como acreditava no futuro.
Os nove anos de guerra na Síria destruíram prédios, casas, repartições públicas e muitas vidas. Acabaram com os sonhos e planos de várias gerações, e deixaram um rastro de desesperança em meio às ruínas dos conflitos. Nesse contexto, a Portas Abertas, em parceria com igrejas cristãs sírias, fundou os Centros de Esperança. São 16 locais espalhados pelo país onde as famílias encontram comida, as crianças aprendem e brincam, os jovens fazem cursos de inglês, os adultos se aprofundam na fé cristã, os casais desenvolvem a arte do casamento e as mulheres reúnem-se para orar e compartilhar os desafios da vida.
Ter um local onde as crianças cristãs encontram uma oportunidade para aprender a andar com Jesus traz grandes benefícios, já que muitas delas precisam estar em escolas islâmicas. Além de enfrentarem a pressão dos colegas, os professores extremistas acabam influenciando, já que apenas a cultura muçulmana é ensinada.
Lian é um garoto de oito anos, que mora em uma pequena cidade da Síria. Para conseguir estudar, ele e outros cristãos estão sendo obrigados a frequentar as aulas de islamismo. Ao frequentarem um Centro de Esperança, as crianças encontram um lugar seguro para aprender as verdades de Cristo, e ainda são fortalecidas psicológica e espiritualmente.
Você pode levar esperança a cristãos sírios
As atividades dos Centros de Esperança espalhados pela Síria são algumas das maneiras que a Portas Abertas encontrou de lembrar os cristãos que Deus não se esqueceu deles, e tem levantado irmãos e irmãs de diferentes países para apoiá-los neste momento de fragilidade. Você pode ajudar crianças e jovens sírios permitindo que os trabalhos continuem a abençoar e transformar a vida de cristãos no país. Clique aqui e saiba como participar.
Deixe um comentário