No Dia Mundial do Refugiado, conheça a história de Mojtaba, cristão do Irã que fugiu de seu país após ser preso por liderar uma igreja doméstica

Fonte: ortasabertas

O que as pessoas costumam buscar, independente do país em que vivem, é estar em um lugar onde se sintam seguras e protegidas em suas casas, com suas famílias e comunidades. Porém, por diversos motivos, seja por catástrofes naturais, guerras ou agitações civis, elas se veem obrigadas a fugir como forma de poupar suas vidas. Assim, surgem os refugiados, pessoas que precisam deixar seus países e começar a vida novamente em um novo lugar. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que há 25,4 milhões de refugiados em todo o mundo. Esse número cresceu mais de 50% nos últimos 10 anos. Isso também acontece com frequência com cristãos, porém motivados a fugir por causa da fé em Jesus.

Esse é o caso de Mojtaba, um cristão de 51 anos do Irã. Em 2010, ele foi preso por envolvimento com uma igreja doméstica. Depois de ser solto, ele fugiu do país. Agora, em um país na região, aconselha cristãos também refugiados do Irã e Afeganistão. Apesar de hoje ser um líder espiritual, Mojtaba já teve muitos papéis em sua vida. “Não importa onde estou ou o que estou fazendo, posso servir ao Senhor em todos os lugares”, afirma.

Há 15 anos, ele vagava pelas ruas de Teerã, capital do Irã, com pensamentos suicidas em sua mente. Ele era veterano da guerra Irã-Iraque e muitos de seus amigos já tinham morrido. “Eu não tinha esperança, emprego ou ajuda do governo. Minha vida parecia não ter propósito”, conta. Em uma última busca desesperada, Mojtaba clamou a Deus naquela noite: “Eu abordei o Deus universal, que não tem nome, que fez o céu e a terra. Eu pedi para ele revelar seu salvador e prometi obedecer a ele caso fizesse”.

De repente, ele sentiu algo que nunca havia sentido antes e nunca mais sentiria. “Foi como um grande fogo dentro de mim. Senti que o gelo do meu coração começava a derreter. Um sentimento de profunda paz veio sobre mim”. Duas semanas depois, Mojtaba viu o filme de Jesus em um canal de satélite secreto e conectou os pontos: Jesus era o salvador que Deus tinha enviado a ele.

O que você tem a ver com isso?
Diversos cristãos que precisam fugir de seu país se refugiam na JordâniaCom uma doação, você beneficia um cristão refugiado do Iraque pelos próximos 6 meses com aconselhamento pós-trauma e ajuda emergencial. Dessa forma, eles se sentem acolhidos e fortalecidos, mesmo não estando em sua própria terra. Faça parte deste projeto.