Depois de um tempo em cidades grandes, jovens se sentem entediados com o retorno para suas cidades e vilas

Durante a ocupação do Estado Islâmico no Iraque, diversas famílias desalojadas foram para grandes cidades, como Erbil e Duhok. Nelas há parques, cinemas e várias outras oportunidades de diversão. Porém agora, com o retorno das famílias para suas pequenas cidades ou vilarejos, onde muito da infraestrutura ainda está destruída, os jovens não têm muito a fazer. De acordo com Daniel*, um líder cristão local, “eles precisam de alguma coisa em que possam colocar suas energias, pois estão entediados”.

Este é um desafio inesperado quanto ao retorno das famílias para as vilas na Planície do Nínive. Segundo Shlama*, nosso parceiro local, uma das solicitações de diversos líderes cristãos é que “eles precisam de uma área de lazer, de um parque onde possam se encontrar ou de um centro social. Antes do Estado Islâmico, tínhamos alguns lugares para os jovens, mas agora não há nada. Eles viram coisas legais na cidade grande, o que torna mais difícil sua adaptação”.

Daniel explica que os jovens agora pensam que a vida em Erbil ou Duhok é melhor e a preocupação é que decidam deixar a Planície do Nínive novamente. “Alguns pais me falaram que os jovens estão os pressionando para fazerem isso”, afirma. A proposta do líder local é começar na vila algum projeto para os jovens. “Estou pensando em um centro social com atividades educacionais e também em atividades de verão. Nós precisamos ainda de uma quadra para basquete e vôlei”, acrescenta.

Media* é uma garota de 17 anos que recentemente voltou à Bashiqa com sua família. “Na cidade, tínhamos parques e um shopping. Precisamos de um pouco daquilo aqui, de lugares para estarmos uns com os outros. Minha vida agora se resume em comer, dormir, ir para a escola e a igreja. Como jovens, nós éramos mais felizes lá”, diz. Em Bashiqa, a igreja realizou um acampamento de três dias para os jovens e em breve também oferecerá ginástica para o mesmo público.

*Nomes alterado por segurança.

Pedidos de oração

  • Ore pela igreja na Planície do Nínive, por estratégias e recursos para a criação de locais para a juventude.
  • Peça a Deus por sabedoria aos pais, para que saibam lidar com os filhos nesse novo momento de adaptação.
  • Interceda pelos jovens iraquianos, que eles possam ter a compreensão e paciência necessária durante esse processo de reconstrução de vilas e cidades.

República do Iraque

 REPÚBLICA DO IRAQUE

  • Fonte de Perseguição: Opressão islâmica
  • Capital Bagdá
  • Região Oriente Médio
  • Lider Fuad Masum
  • Governo República parlamentarista
  • Religião Islamismo
  • Pontuação 86

POPULAÇÃO
38.6 MILHÕES

POPULAÇÃO CRISTÃ
258.0 MIL

Fonte: https://www.portasabertas.org.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.