A nova lei foi aprovada no mês de outubro e proíbe que qualquer pessoa compartilhe sua fé com alguém que segue outra religião.

O presidente do Nepal assinou um projeto de lei que efetivamente proíbe a evangelização, a conversão religiosa e o ato de “ferir o sentimento religioso” – norma que inclui a proibição ao trabalho de missionários cristãos no país.

nova lei foi assinada no dia 16 de outubro pelo presidente nepalês Bidhya Devi Bhandari, de acordo com um relatório da organização ‘Christian Solidarity Worldwide’.

O projeto de lei foi aprovado pelo parlamento nepalês em agosto. Os defensores dos direitos humanos apelaram para o presidente, instando-o a não assinar o projeto de lei.

Quem for condenado de acordo com a nova lei – incluindo visitantes estrangeiros – pode ser condenada a até cinco anos de prisão por “tentar converter uma pessoa” ou “prejudicar a religião, fé ou crença de que qualquer casta, grupo étnico ou comunidade”.

Qualquer pessoa que “ferir o sentimento religioso” também poderá pegar até dois anos de prisão e ser multada em cerca de 2.000 rupias (US$ 19 dólares). Apesar da multa parecer relativamente “baixa” para os países ocidentais, é uma quantia realmente valiosa no Nepal.

O projeto de lei não menciona nenhum grupo religioso específico, mas tem uma semelhança impressionante com a lei de blasfêmia do Paquistão, que tem sido amplamente usada para perseguir os cristãos.

A população do Nepal é de aproximadamente 83% hindu, 8% budista, com os cristãos representando pouco mais de 1% da população, de acordo com a organização cristã ‘Projeto Joshua’.

Em 2016, oito cristãos em Charikot foram presos no Nepal e acusados ​​de forçar a conversão de crianças, depois de compartilhar um livro de quadrinhos sobre Jesus em uma escola, de acordo com a ‘Alliance for Defending Freedom’.

A Pastora Tanka Subedi, presidente do Fórum de Liberdade Religiosa do Nepal (RLF), disse: “Estamos profundamente entristecidos pelo fato de que este projeto de lei foi aprovado e agora se tornou uma lei, oficialmente. Nossos apelos ao presidente e a outros legisladores para alterar isso foram ignorados. O governo nepalês deu um passo regressivo porque esta lei restringe severamente nossa liberdade de expressão e nossa liberdade de religião ou crença”.

A constituição do Nepal especifica que a fé hindu deve ser protegida pelo Estado. Além disso, o artigo 26 (3) da constituição restringe a conversão religiosa e a livre expressão da fé.

A Lei do Código Penal, assinada em 16 de outubro, estava entre um conjunto de projetos de lei destinados a alinhar o código penal do Nepal com a Constituição.

“Vimos como as leis anti-conversão na Índia e as leis de blasfêmia no Paquistão são usadas para alimentar a tensão religiosa e marcar as minorias religiosas como alvos da intolerância”, disse Mervyn Thomas, chefe da Christian Solidarity Worldwide.

“Instamos o governo nepalês a revogar esta lei injusta e alterar o artigo 26 (3) da Constituição, uma vez que ambos restringem o direito à liberdade de religião ou crença e prejudicam os compromissos do Nepal de acordo com o direito internacional, uma contradição ainda mais marcante, como o Nepal assume é sede do Conselho de Direitos Humanos (ONU)”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO GOD REPORTS

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.