REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA

Cristãos enfrentam ação de grupos extremistas, mesmo com maioria cristã no país

A República Centro-Africana, localizada no centro da África, está entre os dez países mais pobres do mundo. É um país 50% cristão. Na última década, no entanto, o islamismo aumentou de 5% para 13% da população. A rebelião do grupo extremista Seleka causou violência excessiva contra a população cristã do país de 2012 a 2014. Embora o grupo radical islâmico Seleka tenha sido expulso de muitas partes do país, vários desafios permanecem. O país ocupa a 34a posição na atual Lista Mundial da Perseguição.

 

Para um país de maioria cristã, o grau de pressão sobre os cristãos é surpreendente. Em 2015, muitos cristãos foram mortos em diferentes partes do país. Houve também incidentes de ataques a igrejas, centros missionários e outras instituições cristãs. No cenário comunitário, por exemplo, quando um membro do Seleka entra em uma casa e encontra alguém lendo uma Bíblia, mata-o imediatamente. Há relatos de abusos sexuais e sequestros de meninas e mulheres cristãs. No cenário nacional, cristãos foram demitidos de cargos do governo e substituídos por muçulmanos.

No nordeste, povoado por uma maioria muçulmana, os cristãos foram forçados a fugir de suas aldeias e tiveram o acesso às áreas agrícolas negado. Numerosos grupos de cristãos vivem em condições extremamente precárias em campos de refugiados. Cristãos ex-muçulmanos enfrentam perseguição sob a forma de discriminação por parte de familiares e outras pressões sociais. Uma eleição foi realizada no país no ano passado e houve alguma melhoria na questão de segurança. Continue apresentando nossos irmãos que vivem lá em suas orações.

Fonte:https://www.portasabertas.org.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.