Os cristãos que fugiram dos ataques do Boko Haram têm enfrentado uma “discriminação aberta” nos campos de refugiados e estão sendo forçados a comer folhas para sobreviver, segundo um bispo nigeriano.

Cerca de 3.000 famílias – 15.000 pessoas – estão sendo apoiadas pela Missão Internacional Portas Abertas, que forneceu comida e dinheiro para ajudá-las a sobreviver pelos próximos meses.

Muitas delas são de Gwoza – uma cidade declarada por Boko Haram como a capital do seu ‘califado’ em 2014.

Devido à discriminação que enfrentaram, os cristãos estão se reunindo em campos informais. Dom William Naga, represnetante da Associação Cristã da Nigéria, no estado de Borno, disse: “O governador deu o seu melhor quando os cristãos tiveram que fugir de seus lugares em 2014 e 2015. Mas quando o cuidado dos campos [de refugiados] foi entregue a outras organizações, a discriminação começou”.

“Eles darão comida aos refugiados, mas se você for cristão, eles não lhe darão comida e até lhe dirão abertamente que os suprimentos não são para os cristãos. Há uma discriminação aberta nesses campos”, acrescentou o bispo.

Jack van Tol, diretor da Missão Portas Abertas na África Ocidental, disse: “Estamos muito gratos em poder ajudar as famílias que estavam sofrendo. Relatórios chegaram por meio de nossas redes de igrejas, alertando que muitos cristãos estavam passando extrema necessidade. Alguns tiveram que comer folhas para não morrer de fome”.

O bispo alertou que os refugiados cristãos no Estado de Borno estão vivendo uma situação dramática.

“Os cristãos no estado de Borno estão traumatizados, deslocados e verdadeiramente perdendo as esperanças. Na área de Gwoza não há nenhuma posição da Igreja sobre eles. Nas partes oriental e central de Gwoza havia grande concentração de cristãos e agora não há mais nenhum deles nessas áreas”, contou.

Ele pediu aos cristãos que orem por essas famílias, dizendo: “Continuem orando por nós, para que não venhamos a enfraquecer, mas que continuemos em nossa fé dinâmica, forte, vibrante e ousada. Tudo foi saqueado, as igrejas foram queimadas, nosso sustento foi tirado de nós, mas há uma coisa que ainda não nos foi roubada: nossa fé em Cristo Jesus”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN TODAY

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.