Rebeldes sírios informaram neste domingo (16), que retomaram a cidade de Dabiq, que estava sob domínio do Estado Islâmico e expulsaram o grupo terrorista do local onde ele tinha dito que iria acontecer uma ‘batalha apocalíptica’ entre muçulmanos e cristãos.

Os rebeldes, apoiados por tanques turcos e aviões de guerra, também retomaram a vila vizinha de Soran, segundo informou Ahmed Osman, chefe do grupo de Sultan Murad, uma das facções do Exército Sírio (FSA), envolvidas nos confrontos que ocorreram no sábado à noite e neste domingo de manhã.

“O mito do ‘Daesh’ [Estado Islâmico] sobre sua grande batalha em Dabiq está acabado”, disse Ahmed à Reuters, usando um nome que é considerado pejorativo para se referir ao grupo terrorista no Oriente Médio.

Uma profecia islâmica indica a área onde atualmente fica a cidade de Dabiq como o local de uma batalha entre muçulmanos e ‘infiéis’ [sobretudo judeus e cristãos] que servirá como um ‘presságio para o fim do mundo’. A mensagem é amplamente utilizada na propaganda do Estado Islâmico.

No entanto, o grupo jihadista parece ter se afastado do simbolismo de Dabiq mais recentemente, após os avanços dos rebeldes sírios, apoiados pelas forças turcas. Agora, o grupo terrorista diz que esta batalha não foi exatamente o confronto descrito na profecia.

“Parece que o ‘Daesh’ já abandonou a área”, disse uma fonte militar turca. Porém os grupos de força tática ainda são necessários para limpar as minas terrestres da aldeia.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede na Grã-Bretanha, que monitora a guerra, havia dito que o Estado Islâmico contavca com 1.200 combatentes para dominar Dabiq.

A Turquia lançou a operação ‘Escudo de Eufrates’, levando rebeldes sírios a lutarem contra o Estado islâmico, em agosto, com o objetivo de expulsar o grupo de sua fronteira.

O Estado Islâmico também está enfrentando uma ofensiva que deve se efetivar em breve contra o seu território mais importante no Iraque, a cidade de Mosul. Enquanto isso as Forças Democráticas da Síria, apoiadas pelos Estados Unidos, também ameaçam avançar sobre a capital síria de Raqqa.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN TODAY

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.