Entidade dedicada à preservação da liberdade religiosa considera processar a agência espacial norte-americana por proibir que `Jesus´ seja mencionado nos comunicados internos

O Liberty Institute, uma entidade dedicada à preservação da liberdade religiosa, considera processar a agência espacial norte-americana, NASA (National Aeronautics and Space Administration), por censurar seus funcionários, proibindo-os de mencionar o nome de Jesus nos comunicados internos.

O atrito teria acontecido no Centro Espacial Lyndon B. Johnson, localizado em Houston, no estado do Texas (EUA), após uma norma da diretoria da instalação impor aos funcionários a restrição a Jesus.

Jeremy Dys, conselheiro sênior do Liberty Institute, afirmou ao Christian Post que está empenhado em reverter a situação, pois considera ilegal e contrária ao histórico da agência espacial: “A NASA tem um longo histórico de respeito ao discurso religioso dos seus funcionários, incluindo a defesa, em tribunal, dos astronautas que leram o relato bíblico da criação, sobre a órbita da Lua. Essa tradição deve continuar aqui”, afirmou Dys, aludindo ao caso “O’Hair vs. Payne”, de 1969, quando a ativista Madalyn Murray O’Hair processou aNASA por permitir que os astronautas da Apollo 8 de lessem Gênesis 1, e foi derrotada.

“Estamos decididos a nos envolvermos, porque estamos empenhados em defender o seu direito à livre expressão religiosa, inerente a todos os americanos, incluindo os funcionários do governo”, pontuou o conselheiro.

Os especialistas do instituto se reuniram com advogados e enviaram uma carta à diretoria do Centro Espacial na última segunda-feira, 08 de fevereiro, pedindo um posicionamento sobre a censura, mas não obtiveram resposta.

No documento, os signatários dizem que “a censura por parte da NASA sobre o ponto de vista religioso do clube de seus funcionários é uma violação da lei federal e da Primeira Emenda”, e mencionam a Lei de Restauração da Liberdade Religiosa, frisando “não há interesse governamental convincente que permitiria que a NASA substancialmente limitasse o livre exercício da religião do Clube de Louvor e Adoração de funcionários e seus membros individuais”. Fonte: http://www.cpadnews.com.br/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.