Paul Washer disse que o dever da Igreja não é “se adaptar” à cultura que muda constantemente, mas sim se manter como uma agente de mudança.

A Igreja não precisa se amoldar ao mundo, mas sim se manter como agente de transformação social. Esta foi a tônica de uma pregação recente do pastor Paul Washer, que tem sido amplamente visualizada nas redes sociais.

Segundo ele, as crescentes preocupações de pastores em bolar novas “estratégias” de evangelismo, sempre atentos às mudanças culturais da sociedade onde vivem não devem servir de guia para a pregação da Palavra de Deus.

“A Igreja foi confiada com a verdade de Deus, com as suas maiores revelações, portanto, ela não se inclina aos caprichos e desejos de homens caídos em constante mudança e suas culturas, sempre em mudança”, disse o pastor.

Lendo uma de suas reflexões recentes durante a pregação, Paul Washer falou sobre o movimento reformado moderno.

“Parece que muitos não estão apresentando a Igreja ao mundo como o pilar e o apoio da verdade, mas como algo intelectual, cultural e legal. Em tais casos o escândalo do Evangelho é perdido, a liberdade torna-se libertinagem e muito tempo é disperdiçado, tentando convencer o mundo de que não somos tão ignorantes, pouco sofisticados e pouco elegantes como se pensa que nós somos”, afirmou. “No final o mundo não é convencido e nós simplesmente nos parecemos com idiotas”.

Criticando as tentativas da Igreja “se maquiar para se infiltrar na cultura e na sociedade”, Washer lembra que estas “estratégias” não são tão novas e ressalta os pilares bíblicos destacados na Reforma Protestante.

“Se isso signficava se adaptar a algum deus ou ritual pagão ou fazer o que fosse necessário para alcançar as pessoas, a Reforma vem e diz: ‘Não! É Sola Scriptura. Não vamos edificar a Igreja de acordo com os caprichos de uma cultura ímpia. Nós mudaremos uma cultura ímpia através do poder do Evangelho imutável”, disse o pregador, parafraseando os reformadores.

Washer falou sobre os dias atuais e destacou que a máxima “se informe sobre a cultura” tem sido proferida por pastores e outros cristãos de forma crescente, revelando uma busca em “adaptar o Evangelho” ao contexto pós-moderno e deu uma resposta a estas pessoas.

“Olhe, pare de se informar sobre a cultura, se informe sobre Deus, se informe sobre as Escrituras, se informe sobre o que Deus diz na Bíblia e apenas faça isto, faça o que Ele diz”, ressaltou.

FONTE: GUIAME

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.