Eclesiastes 9:11 diz: “Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.”

O tempo e o acaso pode afetar qualquer pessoa. Por isso estamos vivendo dias difíceis e cheios de ameaças diárias como bombas, tiroteios em escolas ou faculdade, quedas de aviões, sequestros, enfim, um número enorme de situações trágicas. Infelizmente precisamos estar preparados para lidar com tragédias em grande escala.

Um dia amanhecemos com uma notícia triste como a de hoje como a queda de um avião com um time inteiro além de repórteres e civis brasileiros, e isso pode ter um efeito esmagador não apenas nas pessoas mais próximas, mas efeitos físicos e emocionais de desesperança e tristeza até mesmo em uma nação inteira. (Lembra do 11/09 nos EUA?)

Nós não temos como prever as contingências da vida, hora ou outra o ser humano é surpreendido. E não adianta encontrar uma argumentação que sustente a ocorrência de uma tragédia. Não existe uma resposta humana e emocional que explique ou satisfaça nossas necessidades psicológicas.

A única coisa que faz sentido neste momento é a fé. Acreditar que estamos de passagem por aqui e que a verdadeira vida está por vir. É o alento da fé que passa a ser o referencial diante da morte inexplicada. A fé é a única arma que nos serve de apoio diante da perda e da tragédia e que dará suporte emocional para viver os nossos dias. Diante do inexorável a única coisa que podemos compartilhar além de nossa fé com os outros é a solidariedade junto aos familiares e amigos das pessoas diretamente afetadas com esta tragédia.

É comum também se perguntar nestas horas: “por que Deus permite tais coisas?”. Mas esta pergunta é maldosa nestes momentos de tristeza e comoção nacional. Pois Deus jamais prometeu segurança em um mundo tomado pela maldade e pecado, vivemos diariamente com o livre arbítrio de pessoas desajustadas ou más. Mas o cuidado Dele é perene sobre a nossa vida, aqui ou além. Só Deus pode controlar aquilo que nós somos incapazes de entender! Basta confiar Nele…,e é isso que a Bíblia chama de Fé. E Apesar de todas as aflições, tenhamos “bom ânimo”!

*As opiniões aqui expressas são de exclusiva responsabilidade do autor do texto e não refletem necessariamente o posicionamento oficial do Portal Guiame.

FONTE: GUIAME, BRUNO DOS SANTOS

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.