O Furacão Matthew já matou mais de 800 pessoas e deixou outras dezenas de milhares desabrigadas em sua passagem furiosa pelo Haiti no início desta semana, antes que de atacar a Flórida (EUA) na sexta-feira (7), com chuvas e ventos fortes, a caminho da região Norte do país, até a costa do Atlântico.

O furacão atingiu o lado leste da Flórida na última sexta-feira (7), deixando centenas de milhares de moradores sem energia, enquanto mais já foram confirmadas mais de 800 mortes no Haiti.

A Reuters relata que o número de mortos no Haiti está crescendo rapidamente, com contagens de autoridades da segurança civil, sugerindo que pelo menos 842 pessoas foram mortas.

“Nós não temos mais nada para conseguir sobreviver. Todas as lavouras foram destruídas, todas as árvores frutíferas estão derrubadas, eu não tenho idéia de como isso vai ser restaurado”, disse Marc Soniel Noel, vice-prefeito de Chantal, uma das as cidades mais afetadas pelo desastre.

A organização cristã Compassion tem trabalhado no Haiti desde 1968. O grupo atualmente dá apoio a mais de 94.000 crianças no país.

O diretor da organização no Haiti, Guilbaud Saint Cyr, fez um apelo, pedindo a todos os cristãos que orem pela situação do país e da população local.

“Orem para que Deus controle o furacão, retarde, minimize as suas ameaças e mantenha a nação segura”, disse ele. “Ore, pedindo por provisão suficiente para as eventuais vítimas e pessoas afetadas. Ore pelo governo do Haiti”.

Também nascido no Haiti,  também destacou que as pessoas mais pobres acabam se tornando ainda mais vulneráveis nesse momento.

“[Eles vivem] em tendas, perto de cavernas, penhascos, etc. Em tempos de furacões como este, lhes falta tudo. Isso inclui abrigo, comida, água, roupas secas e produtos de higiene pessoal”, explicou.

O país já havia sofrido com o terremoto devastador de magnitude 7, em 2010, no qual mais de 200.000 pessoas morreram, mas o dano de Matthew só poderá ser avaliado agora. As circunstâncias catastróficas forçaram o adiamento de uma eleição presidencial originalmente programada para o próximo domingo.

Segundo o canal internacional de meteorologia ‘Weather Channel’ relatou, centenas de milhares de pessoas ficaram sem energia na Flórida, enquanto Matthew atingia a costa leste como um furacão de categoria 3. Uma forte tempestade está prevista para partes da Flórida, Geórgia e Carolina do Sul, enquanto rajadas de vento de cerca de 290 km/h foi registrada no Cabo Canaveral (Flórida, EUA).

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN / CHRISTIAN TODAY

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.